O projeto BH a Pé, conhecido por suas experiências temáticas, apresenta a caminhada "Almas de Minas", especial de Halloween. Ela será realizada na próxima quinta-feira, 31 de outubro, e na sexta que vem, dia 1º de novembro, a partir das 19h

Inspirada nas obras de escritores renomados como Carlos Drummond de Andrade e Pedro Nava, que retrataram a cidade há mais de um século, a experiência leva os participantes a um tour pelos locais mais assombrados de Belo Horizonte.

Ao longo de quatro horas, personagens como a loira do Bonfim, a moça fantasma da rua do Chumbo, o cego da Contorno e o capeta da Vilarinho ganham vida em "retratos falados" e outras interações, revelando histórias que misturam o folclore local com a história da cidade.

"As lendas das almas penadas refletem o contexto social e político de Belo Horizonte, marcado por exclusões e desalojamentos", explica Rafael Sette Câmara, escritor, jornalista de viagem e um dos produtores do BH a Pé. "É o caso da Maria Papuda, personagem do violento processo de construção da capital, mas também de lendas mais recentes".

A experiência, que foi selecionada para representar o turismo de Belo Horizonte na FIT de Buenos Aires, já conquistou o público. Luiza Strambi, revisora e nascida em BH, aproveitou a visita à cidade natal para reviver os fantasmas do passado: "A experiência foi incrível e me fez refletir sobre o que se esconde nos lugares por onde a gente passa, mas não costuma dar atenção".

A escritora Laura Cohen Rabelo também se rendeu ao encanto da caminhada, levando a família e amigos: "É impressionante como as histórias encantam os lugares e mudam a nossa forma de olhar, viver e entender uma cidade. É um passeio que faz rir, lembrar, amar BH, e ainda une gastronomia e literatura".

A caminhada percorre cerca de três quilômetros na região central, com uma hora de parada em um bar, onde os participantes podem saborear comida e bebida, além de ouvir mais histórias de assombrações. No Halloween, quem for fantasiado ganhará um doce, no melhor espírito de "gostosuras ou travessuras", e o melhor figurino será premiado.

O passeio "Almas de Minas" inclui duas bebidas e petiscos no Boteco Nada Contra, na Rua dos Aimorés. As datas disponíveis são 31 de outubro e 1 de novembro, às 19h, com dois grupos. 

SERVIÇO

O quê. Passeio "Almas de Minas"

Quando. 31 de outubro e 1º de novembro, às 19h

Onde. Saída pela praça Milton Campos

Quanto. R$ 99. Reserva pelo Sympla ou pelo Instagram