Na noite desta segunda-feira (25) acontece mais um Emmy Internacional, a premiação anual da Academia Internacional de Artes e Ciências da Televisão, que mais uma vez terá a possibilidade de vitórias brasileiras em cinco categorias.
Série Original
A série “Betinho: no fio da navalha”, produção do Globoplay que resgata a trajetória do sociólogo e ativista Herbert de Souza (1935-1997), rendeu ao ator Julio Andrade a chance de concorrer na categoria de melhor ator contra Timothy Spall (“The sixth commandment”), Haluk Bilginer (“Persona”) e Laurent Lafitte,(“As mil vidas de Bernard Tapie”).
Vale ressaltar que essa é a terceira indicação de Julio Andrade na categoria. Em 2017 e 2018, o ator concorreu à estatueta pelo trabalho na série “1 contra todos”.
Documentário
O filme “Transo”, que retrata a vida sexual de pessoas com deficiência, concorre na categoria melhor documentário. Disponível no Globoplay, a produção original do Canal Futura, disputa o prêmio com “A bilionária, o mordomo e o namorado”, “The Exiles” e “Otto Baxter: Not A f**king horror story”.
Outras categorias
O Brasil disputa ainda a categoria de melhor minissérie com “Anderson Spider Silva”, da Paramount+, que tem ainda o filme “Escola de quebrada” no páreo pelo prêmio de live-action infantil.
Além disso, “Acorda, Carlo!”, produzida pela Copa Studio e disponível na Netflix, concorre a melhor animação infantil.
Em 2024, o Brasil acabou ficando de fora de uma categoria em que participa regularmente: melhor telenovela. Este ano, a disputa conta com as espanholas “La promesa” e “Salón de té La Moderna”, a colombiana “Rigo” e a turca “Safir”.
Esta é a segunda cerimônia do Emmy Internacional do ano. Em setembro, foram definidos os vencedores nas categorias de jornalista. O Grupo Globo concorreu com duas reportagens. A GloboNews disputou a categoria Atualidades com o documentário “Evel, Hazin — Dias de luto”. Já na seleção Notícias, RJ2 e GloboNews foram indicados por reportagem sobre bônus secretos na Câmara de Vereadores do Rio.