O mito de Sikán e a lenda da mulher-peixe é o foco do espetáculo que marca a formatura da turma da noite do Curso Técnico em Teatro do Cefart, o Centro de Formação Artística e Tecnológica da Fundação Clóvis Salgado (FCS). A estreia de 'Terreno Baldio' acontece nesta quinta (19), às 20h, no Teatro Francisco Nunes, localizado dentro do Parque Municipal. A entrada é gratuita.
A montagem - criada por Anderson Feliciano - narra a história de duas meninas em uma jornada em busca de uma mulher-peixe e fica em cartaz até domingo (22). O texto é inspirado no mito de Sikán e na lenda da mulher-peixe. Segundo a sinopse, Sikán, uma princesa, ia todos os dias ao rio buscar água e, em uma dessas idas, encontra um peixe sagrado. Nesse encontro, a criatura compartilha um segredo com ela, que é advertida pelo pai a não revelá-lo.
No entanto, ela desobedece e acaba morrendo. A outra história descreve o desejo de um casal que não consegue ter filhos. O homem, uma figura rica, promete dividir suas riquezas com o povo caso sua esposa engravide. Quando ela finalmente dá à luz, ele joga a filha no rio, para não ter que abrir mão de seus bens. A lenda conta que a cidade onde viviam é inundada, e, anos depois, uma criatura metade mulher, metade peixe, é avistada no local onde seria a casa da família.
No material de divulgação, o criador do texto, o dramaturgo Anderson Feliciano explicou que a produção tem a busca por um ideal como fio condutor. “A obra fala sobre a busca, sobre o desejo de encontrar ou inventar um outro mundo, um espaço-tempo onde possamos viver a plenitude, sem medo, sem violência”, destacou.
O espetáculo “Terreno Baldio” é realizado pelo Ministério da Cultura, Governo de Minas Gerais, Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Prefeitura de Nova Lima e Fundação Clóvis Salgado.
SERVIÇO:
O quê: Terreno Baldio - Espetáculo de Formatura da Escola de Teatro do Cefart
Quando: De quinta (19) a domingo (22). Horários: quinta a sábado, às 20h, e domingo, às 17h e 20h
Onde: Teatro Francisco Nunes (avenida Afonso Pena, 1321, Centro)
Quanto: Entrada gratuita
Classificação indicativa: 16 anos
Informações para o público: (31) 3236-7307 / www.fcs.mg.gov.br