Maurício Kubrusly, jornalista que participou de coberturas importantes e viajou o país atrás de histórias para contar na TV, vai ter a vida contada em um documentário do Globoplay. Intitulada "Kubrusly: Mistério Sempre Há de Pintar por Aí", a produção estreia nesta quarta-feira (4), na plataforma de streaming da Globo.

Produzido pelo departamento de jornalismo da emissora, com direção de Caio Cavechini e Evelyn Kuriki (que também assina o roteiro), o documentário resgata a trajetória do jornalista com imagens de arquivo e depoimentos de amigos e profissionais que trabalharam com ele, traçando paralelos com o presente.

Em 2019, Kubrusly foi diagnosticado com demência frontotemporal (DFT) e se afastou do jornalismo para cuidar da sua saúde. Hoje, aos 79 anos, vive no sul da Bahia com a mulher, Beatriz Goulart, mas não se lembra de sua vida pregressa. 

Nesse domingo (1º), Maurício Kubrusly foi homenageado com uma reportagem no "Fantástico", programa em que trabalhou por muitos anos e produziu reportagens e quadros, como o "Me Leva Brasil", onde contava histórias inusitadas e curiosas de pessoas ao redor do país. A atração ganhou o público ao mostrar a diversidade brasileira e se tornou um quadro essencial do Fantástico ao longo dos anos 2000. O sucesso foi tamanho que "Me Leva Brasil" chegou a virar livro em 2005.

Na reportagem, Kubrusly foi descrito como o jornalista responsável por ter "mudado a forma de cobrir cultura no Brasil". O repórter acumulou passagens por veículos como Jornal do Brasil, Jornal da Tarde, Folha de S. Paulo e Rádio Excelsior. 

(Com Estadão Conteúdo)