Nas últimas 24 horas, circularam nas redes sociais e na imprensa internacional a notícia da morte da atriz Marcela Alcaraz Rodríguez após um ritual utilizando o “kambô” (veneno de sapo) para limpeza espiritual, no México.
Entretanto, a história teve uma reviravolta surpreendente nesta sexta-feira (6). Isso porque, após amigos e colegas de trabalho lamentarem sua morte, a atriz surgiu nas redes sociais para contar que estava vivíssima e nunca participou de nenhuma prática desse tipo.
"Estou viva e estou bem. Nunca fiz um retiro espiritual. Essa notícia falsa afetou minha família, meus amigos, e quem está ao meu redor, sem nenhuma necessidade", disse Marcela Alcázar Rodríguez em um vídeo publicado nas redes sociais, onde também pediu cuidado à imprensa antes de difundir uma informação. Confira abaixo!
Marcela Rodriguez, a verdadeira vítima do caso, de fato participou de um ritual de limpeza espiritual e morreu após utilizar a substância conhecida como “vacina de sapo”, que é extraída da rã amazônica e morreu .
O procedimento envolve pequenas queimaduras na pele, onde a substância é aplicada. Após o ritual, Marcela Rodriguez vomitou e teve diarreia, mas o atendimento médico imediato foi negado.
Posteriormente, um amigo conseguiu levá-la ao hospital, mas a mulher, infelizmente, veio à óbito. Jonathan Fernando Durán, o pajé responsável pelo ritual, não foi encontrado pelas autoridades que investigam o caso e é dado como foragido.
Prática comum na região, a “vacina de sapo” é aplicada tradicionalmente por curandeiros em homens (nos braços) e mulheres (nas pernas). Embora provoque náusea e mal-estar inicial, os usuários relatam uma sensação de bem-estar e energia após o procedimento.