Para celebrar o dia das mães, comemorado neste domingo (12), a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais apresenta um concerto gratuito e ao ar livre na praça da Liberdade, na região Centro-Sul de Belo Horizonte, a partir das 11h. Este é o primeiro “Filarmônica da Praça”, que contará com a regência do maestro José Soares.
No repertório da orquestra, estão grandes clássicos, como “O Quebra-nozes”, de Tchaikovsky e o “Batuque da Ópera Malazarte”, de Lorenzo Fernandez. Também serão executadas obras de compositores como Mozart, Strauss Jr, Brahms, Bizet, entre outros. A apresentação terá interpretação em libras.
Segundo o maestro associado da Filarmônica de Minas Gerais, José Soares, as obras de Bizet e Tchaikovsky evocam tradições regionais de dança medievais: a farândola e a polonaise. O repertório também inclui uma versão orquestrada de um 'hit' de Mozart, o “Rondo alla Turca”.
“A partir daí, vamos nos encantar com as belezas melódicas da Barcarolle de Offenbach, de uma valsa de Tchaikovsky, uma canção de ninar de Brahms e as Danças Polovtsianas de Borodin. O bom tempo dos nossos concertos será celebrado com a festiva polca Sob relâmpagos e trovões de Strauss Jr”, explica Soares.
“A última parte do concerto volta à América Latina, com a música do mexicano Carlos Chávez e do brasileiro Lorenzo Fernandez. Concluímos com uma homenagem à tradição musical brasileira, com uma Suíte de temas da Bossa Nova, composta especialmente para a Filarmônica por Leonardo Gorosito. Compartilhar este programa é reafirmar a nossa missão de conectar nossa linguagem artística com a comunidade”, pontua o maestro.
SERVIÇO
O quê. Filarmônica na Praça
Quando. 12 de maio (domingo), às 11h
Onde. Praça da Liberdade
Quanto. Gratuito