O Barreiro recebe neste fim de semana o  projeto de intercâmbio cultural “Chula e a Capoeira”. O evento será realizado na sexta (18), no sábado (19) e no domingo (20) no espaço Quinta Arte (em frente ao Campo do Comercial Esporte Clube - Avenida Sinfrônio Brochado, 1.053, Barreiro).

 

 

A ideia da iniciativa é promover vivências e trocas culturais com foco em duas manifestações culturais que têm origem africana, e que foram incorporadas pelos brasileiros: a capoeira Angola e o Samba Chula. O evento conta com as presenças de mestres convidados da Bahia e de Minas Gerais para conduzir atividades práticas. A capoeira é uma das mais importantes manifestações da diáspora negra, um misto de dança, auto-defesa e reverência à ancestralidade. Já o samba chula é um samba de roda, no qual as cantigas homenageiam à mulher e a beleza feminina.

Durante os três dias do evento o Barreiro vai se transformar em um território de encontro entre Minas e Bahia, fortalecendo o patrimônio imaterial que esses saberes representam. A programação conta com intérpretes de libras para todas as atividades. A entrada é gratuita. O projeto é realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte.

 

SERVIÇO

O quê? “Chula e a Capoeira – Barreiro

Quando? Dias 18, 19 e 20/7

Onde?  Quinta Arte (Avenida Sinfrônio Brochado,  1.053 - Barreiro)

Quanto? gratuito