Os cinéfilos terão uma programação extensa no mês de julho, dentro da Mostra de Cinema Cine Theatro Brasil Vallourec (Av. Amazonas, 315 – Centro),  com o projeto “Segunda no Cine”. A edição do mês trará aos espectadores uma programação especial de férias, com dois  filmes todas as segundas-feiras, às 16 e às 19h30.

De acordo com o curador do  Segunda no Cine, Rodrigo Azevedo, são histórias que atravessam gerações. “São crônicas estéticas que nos conduzem a uma compreensão mais profunda das tensões e evoluções que moldam a percepção e os desafios do que é amadurecer no mundo que nos envolve”. 

Assim, nas produções, todos serão convidados a testemunhar a jornada emocional e psicológica de jovens em transição para a idade adulta, um momento conhecido como “coming of age”. “Ao examinar como esses personagens lidam com questões como identidade, sexualidade, classe social e pertencimento cultural, podemos não apenas entender melhor as experiências individuais retratadas, mas ampliar nossa compreensão da diversidade de experiências da juventude”, conta. 

A programação foi dividida em quatro  temáticas, entre  Diferentes modos de dizer “Era Uma Vez”;  A Poética da Juventude; Pelo Olhar de John Hughes e Entender o Mundo Através dos Afetos. Entre os longas a serem apresentados estão clássicos como Branca de Neve e os Sete Anões, Curtindo a Vida Adoidado, Os Incompreendidos, Sociedade dos Poetas Mortos, dentre outros. 

As exibições acontecem no Teatro Câmara, com ingressos populares  (R$10 inteira e R $5 meia). Ao final de cada exibição do  Segunda no Cine, um especialista ou cinéfilo convidado participa de uma sessão comentada e abre uma conversa com o público sobre aspectos temáticos e estilísticos referentes ao filme que acabaram de ver.

O Segunda no Cine é o projeto que tem o patrocínio do Instituto Unimed-BH, Vallourec e Ministério da Cultura do Governo Federal, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e realizado pelo Cine Theatro Brasil Vallourec e Ministério da Cultura. A produção é de Camila Lana e todas as exibições terão audiodescrição e estrutura para cadeirantes.