Silvio Santos, de 93 anos, foi internado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, na terça-feira (16), após receber o diagnóstico de H1N1. O dono e apresentador do SBT “está bem”, de acordo com uma fonte da família e a assessoria da emissora. Houve melhora no quadro de saúde na quinta (18), e a alta médica seria no máximo na sexta-feira (19). 

A H1N1 é um dos tipos de vírus da influenza, que por sua vez é conhecida como gripe, doença sistêmica que afeta o organismo inteiro. De maneira geral, é uma forma mais severa de quadros gripais e que causa preocupação em alguns grupos de pessoas, como os idosos, como explica o infectologista Leandro Curi.

“São pessoas com imunidade mais baixa, por conta da idade. Em casos que agravam, a falta de ar e a dificuldade em respirar comprometem todo o funcionamento do organismo da pessoa”, afirmou o especialista.

O infectologista e epidemiologista Carlos Starling complementa que em situações muito graves, a doença pode evoluir para uma infecção bacteriana. “A pessoa pode precisar de ventilação mecânica, o quadro pode evoluir a outras infecções secundárias e até mesmo ao óbito”, comentou ele.

Os especialistas ressaltam que a principal forma de prevenção da H1N1 é a vacinação, que é disponível no Sistema Único de Saúde e deve ser renovada anualmente. “É fundamental para os grupos prioritários, mas todos devem tomar. Você se protege e evita transmitir para outras pessoas”, disse Leandro Curi.

Até o momento da publicação desta matéria, o hospital não tinha divulgado informações sobre o paciente. (Com Julio Wiziack/Folhapress)

Gripe é diferente de resfriado

Enquanto um resfriado atinge apenas as vias aéreas, com sintomas como coriza e espirro, a gripe afeta todo o organismo, como explica Leandro Curi. “É por isso que em uma gripe há sintomas como febre, cansaço, fraqueza e até falta de apetite”, detalhou o infectologista.

Entenda mais sobre a H1N1
Editoria de Arte / O Tempo