“‘Eu acredito que os humanos deveriam ser plantas’ é o verso do poeta modernista Yi Sang que inspira o romance ‘A vegetariana’, da sul-coreana Han Kang. Para ela, aproximar-se das plantas é negar uma humanidade violenta, a partir de uma perspectiva feminina feita, a um só tempo, da renúncia obstinada de comer carne, acompanhada do espanto e do sadismo masculinos, e da tansformação da mulher em árvore, ou melhor, árvore-flama”.

O parágrafo acima, extraído do ensaio “Vegetalidade humana e o medo do olhar feminino”, da antropóloga Karen Shiratori, foi deslocado, neste registro jornalístico, para compor um virtual diálogo com a celebração dos 9 anos do coletivo belo-horizontino de música eletrônica Masterplano. 

O aniversário, no caso, vai ser comemorado neste sábado (17), a partir das 10h, com a festa Plantasia, cujo nome faz referência ao álbum “Mother Earth's Plantasia”, lançado em 1976 pelo músico Mort Garson, que o concebeu “para plantas ouvirem”. O disco, com melodias tranquilas, harmonias suaves, texturas sonoras sintetizadas e experiências sensoriais, é considerado um dos pioneiros da música eletrônica.

Atrações

Abrindo as atividades do evento, o Bloco da Bicicletinha se reúne no INCC Café, no bairro Santa Efigênia, seguindo, de lá, rumo à festa propriamente dita, que será realizada no Parque Guilherme Lage, no bairro São Paulo, região Nordeste de Belo Horizonte. Criado em 1982 para ser um viveiro de mudas de plantas, o lugar é um refúgio verde na malha urbana de BH com cerca de 120 mil m².

Leia também: Cena eletrônica de BH se pauta por diversidade, apelo estético e itinerância

Entre as atrações musicais, Paulo Santos, membro fundador do grupo de música instrumental Uakti, é o primeiro a ocupar o palco, que, depois, recebe a Banda Rádio Exodus, com participação da cantora Coral. Durante todo o evento, 12 DJs se apresentam em três palcos.

Além da música, o programa do dia inclui uma instalação sensorial sobre o universo vegetal proposta pela farmacêutica fitoterapeuta Ana Cimbleris e a arquiteta urbanista Luluizaizaiza, e uma performance da artista e pesquisadora Vina Jaguatirica (na foto abaixo).

A artista e pesquisadora Vina Jaguatirica durante performance | Crédito: Rafaela Urbanin/Divulgação

“A Master nasceu do desejo de ocupação e é ocupando que transformamos a cidade, promovendo segurança e cultura para a população. Vamos juntos celebrar e redescobrir o potencial das ocupações culturais no Parque Guilherme Lage!” explica Pedro Pedro, um dos fundadores da Masterplano, em material de divulgação da festa. “Queremos abrir portas para uma nova compreensão de consciência ambiental. A relação simbiótica entre música e meio ambiente nos ensina a valorizar o presente sem esquecer do futuro, ressaltando a importância de práticas sustentáveis em clubes e festivais”, completa. 

As falas do produtor cultural e artista visual abrem frestas para retomar esse virtual diálogo com o ensaio de Karen Shiratori. Afinal, o coletivo belo-horizontino, na festa do seu 9º aniversário, parece partir de uma premissa que se aproxima, em alguma medida, ao que escreve a autora, que assinala: “A imagem da transformação do corpo da mulher em árvore é precisamente o tema que este texto introduz, ao refletir sobre o devir-planta. (…) Liberação do modelo antropomórfico, abertura à herborização”.

Segurança e organização

Em comunicado à imprensa, a Masterplano diz estar atuando com a Gerência Municipal de Parques, a Guarda Municipal e a Polícia Militar para garantir a segurança de todos durante o evento. “Haverá uma equipe de segurança dentro do parque, rondas da Polícia Militar fora do evento, e controle de acesso com revista para a segurança do público. Não será permitida a entrada de objetos que possam oferecer riscos, e o bar não distribuirá garrafas de vidro”, explica o coletivo.

A Plantasia é viabilizado via Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte e patrocinado pela Mater Dei. 

SERVIÇO:
O quê. Masterplano 9 anos - Plantasia
Quando. Neste sábado (17), das 10h às 22h
Onde. Parque Guilherme Lage (rua Padre José Alves, 665, São Paulo)
Quanto. Gratuito, é preciso retirar ingresso pela plataforma Shotgun.

PROGRAMAÇÃO:

Pista Platô:

  • 13h30 às 14h30 - Paulo Santos (Uakti)
  • 14h30 às 15h - Vina Jaguaritica apresenta Plantasia
  • 15h às 16h - Rádio Exodus part. Coral
  • 16h às 18h - Kabulom
  • 18h às 20h - Lagoeiro
  • 20h - 22h - Carlim

Pista Floresta:

  • 13h às 14h - Supololo (talk)
  • 14h às 16h - Belisa
  • 16h às 18h - Mapu
  • 18h às 20h - João Nogueira
  • 20h às 22h - Ianzona

Pista Skate:

  • 15h30 às 17h30 - Kingdom
  • 17h30 às 19h - Djahi
  • 19h às 20h30 - Knid
  • 20h30 às 22h - Pedropedro