Milton Nascimento e a norte-americana Esperanza Spalding, que lançam, nesta sexta-feira (9), um novo disco que, com 16 faixas, mesclam influências brasileiras e americanas, incluindo cinco composições originais de Bituca, participaram do projeto Tiny Desk Concert, uma das séries de apresentações musicais intimistas iniciada em 2008 e que, com o tempo, foi se tornando um fenômeno na internet.

Com pouco mais de 20 minutos, o concerto, produzido pela NPR, a rádio pública dos Estados Unidos, e disponibilizada na quarta-feira (7), aparece, desde então, entre os conteúdos “em alta” no YouTube.

A apresentação, no caso, foi realizada extraordinariamente na casa do brasileiro, no Rio de Janeiro – em geral, os artistas é que se deslocam para os estúdios para participar do quadro, mas, para Milton, foi aberta uma exceção.

“É difícil explicar a grandiosidade da carreira de Nascimento e o tamanho de sua influência em todos os gêneros musicais”, elogia a NPR na descrição do vídeo, que prossegue lembrando que Bituca vem de uma carreira de mais de 60 anos, possuindo uma discografia que inclui mais de 40 álbuns. “No auge, sua voz alcançava muitas oitavas. Agora, embora sua qualidade vocal possa não ser tão forte, há uma essência intangível que preenche o vazio”, complementa a descrição.

Da aposentadoria dos palcos ao novo disco

Milton Nascimento anunciou, em 2022, sua aposentadoria dos palcos, marcada pela turnê de despedida “A Última Sessão de Música”, que circulou pelo Brasil e o mundo. No ano seguinte, o músico provou que falava sério quando insistia que se afastava dos grandes shows, mas não da música: pelas redes sociais, o carioca de nascimento e mineiro de coração revelou que retomaria sua parceria com a Esperanza Spalding, os dois já performaram juntos, por exemplo, no Rock in Rio, em 2011.

Desta vez, o trabalho da dupla viria na forma do álbum “Milton + Esperanza”. Algumas das faixas do disco, que será lançado oficilmanete nesta sexta (9), foram incluídas na apresentação para o Tiny Desk Concert.