Vanessa Bueno retorna às telenovelas depois de uma participação em "Vai na Fé", mas, agora, com um papel de maior destaque e que promete causar polêmica em "Mania de Você" ao viver um romance com outra mulher. No entanto, a atriz é uma antiga conhecida do público por ter integrado o elenco de uma temporada de "Malhação" e muitos episódio da "Turma do Didi", como a personagem Lili.
Foi na época em que se destacava no humorístico, inclusive, que Vanessa Bueno enfrentou um dos momentos mais traumáticos dos seus 45 anos de vida e quase 30 de carreira, mas que pouco gente se recorda: a atriz foi vítima de um sequestro.
Em maio 2002, Vanessa Bueno, então com 23 anos, encerrou mais uma aula de um curso de teatro que fazia no bairro das Laranjeiras, na Zona Sul do Rio de Janeiro, e estava indo para casa quando foi abordada e levada por bandidos. A atriz ficou três dias num cativeiro em Magé, na Baixada Fluminense.

Nesse período, os sequestradores pediram que Vanessa Bueno ligasse para a família a fim de avisar que estava em Búzios com amigos. A polícia, que já estava investigando o caso, rastreou a ligação e conseguiu identificar a quadrilha, que usou o carro da famosa em outra tentativa frustrada de sequestro. Os criminosos, então, foram presos e um deles levou as autoridades até o cativeiro, mas a artista não estava lá.
Vanessa Bueno havia sido retirada do local e abandonada por um dos bandidos em um lamaçal, onde ficou escondida por 14 horas até ser encontrada e resgata pela polícia. "Tive muito medo de morrer", declarou a atriz na ocasião dos fatos.
Em 2010, um dos bandidos envolvidos no sequestro de Vanessa Bueno foi preso em São Paulo por outro sequestro, dessa vez o de um estudante universitário de 22 anos. O homem de 38 anos havia abandonado o regime semiaberto em Bangu, onde cumpria pena de 37 anos por causa do crime contra a triz.
Agora, Vanessa Bueno só tem motivos para comemorar com a chegada de Diana, sua personagem na novela "Mania de Você", em sua vida. Na trama de João Emanuel Carneiro, a loira se envolverá com a vizinha, papel de Mariana Santos, que vive um casamento tóxico e abusivo.