A Globo anunciou nesta sexta-feira (13/09) que Boninho, diretor dos reality shows da emissora, está deixando a empresa depois de 40 anos. Quem assume o cargo é Rodrigo Dourado, atual diretor artístico de programas como Big Brother Brasil e Estrela da Casa.

"Boninho foi um dos principais responsáveis por trazer grandes realities para o Brasil, além de atuar na criação e desenvolvimento de quadros e programas do formato na TV Globo", diz nota.

Segundo a Globo, a emissora inicou conversas com Boninho neste mês para uma "nova parceria como talento artístico, com quadros e participações em programas e desenvolvimento de novos projetos". No entanto, o diretor teria optado por "seguir atuando como criador, agora de forma independente". 

Boninho também divulgou um texto sobre a saída. "Chegou a hora de voar solo. Depois de 40 anos sendo TV Globo, decidi seguir outros caminhos. Confesso que o plano era me aposentar nessa empresa que faz parte de quem eu sou e grande incentivadora da minha paixão. Mas aos 62 anos, é exatamente a paixão que tenho, que está mais forte que nunca, que me motivou a topar os novos desafios que surgiram", diz um trecho.

A partir de agora, começa um período de transição na Globo: Boninho ainda vai dirigir o especial de Roberto Carlos e, no fim do ano, encerra o contrato com a emissora. Enquanto isso, a direção do Carnaval, que era organizada por ele, passa para o setor de música da empresa. Já o desenvolvimento da nova temporada do BBB, que será exibida a partir de Janeiro de 2025, já fica sob a liderança de Rodrigo Dourado e seu time.

Carreira

Boninho, famoso por comandar o Big Brother Brasil e apelidado de "Big Boss", entrou na Globo em 1984 e também esteve à frente de realities como "No Limite", "Hipertensão", "Jogo Duro", "The Voice Brasil" e mais, além do inédito "Estrelas da Casa".

Ele ainda foi um dos criadores do canal Multishow, produziu shows, especiais e festivais, e foi diretor de programas como "TV Colosso", "Caldeirão do Huck", "Vídeo Show", "TV Xuxa", "Domingão do Faustão", "Mais Você" e outros.

"Eu ainda tentei mantê-lo conosco, num novo modelo, atuando como talento do vídeo. Mas Boninho não aceitou. Preferiu seguir atuando como criador, agora de forma independente", diz Amauri Soares, diretor dos Estúdios Globo, em comunicado.

"Em nome de toda a equipe dos Estúdios Globo e da TV Globo, eu agradeço ao Boninho pelos anos de parceria e criação conjunta. Também desejo muito sucesso nas novas iniciativas que ele planeja para o futuro", completa.

Rodrigo Dourado

Rodrigo Dourado, que assumirá o cargo de Boninho, está no BBB desde a primeira edição do reality. No 15º ano do programa, ele assumiu a direção geral da atração, cargo que ocupou até a edição de 2021, quando passou a assinar a direção artística. 

Ele ainda trabalhou em programas como "No Limite", "Fama", "Estrelas" e "The Voice Brasil", além de também participar participou da criação e do desenvolvimento artístico de "Estrela da Casa".

"Para o Dourado, desejamos que tenha, como diretor do Gênero Reality, o mesmo sucesso que teve nos programas que liderou até aqui. E, para isso, ele terá o apoio de todos nós", diz o comunicado de Amauri Soares.