Pouco antes da viola mineira se tornar patrimônio cultural imaterial pelo IEPHA - MG, em 2018, um projeto dedicado à preservação da cultura e tradição violeira iniciava uma caminhada para manter conexões aquecidas e resgatar música, família e aquele sabor de instrumento que se faz presente na história dentro e fora dos limites das Minas Gerais.
No dia 28 de setembro (sábado), o Viola de Feira realiza a sua 8ª edição, com abertura no Centro Cultural Padre Eustáquio, com o Grupo Cultural Meninas de Sinhá e os violeiros Luiz Salgado e Cícero Gonçalves.
Com realização da Picuá Produções Artística Ltda, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte e patrocínio do Instituto Unimed-BH, o Viola de Feira terá uma programação de cinco apresentações, de setembro de 2024 a janeiro de 2025, que reunirá também os aclamados violeiros mineiros Rubinho do Vale, Sol Bueno, João Arruda, Duo Inteiro a Dois (Pedro Gomes e Mariah Carneiro), Levi Ramiro, Trio Caipira Paulista, Wilson Dias e Dário Marques.
Fazendo do som da viola o seu ofício, esses violeiros vão proporcionar uma viagem por Minas Gerais, através de cada toque único, que revista memórias, sentimentos, lugares, pessoas, modos de ser e viver. O motor de uma máquina do tempo que funciona dentro de cada ouvinte. "Viola de Feira é um burburinho bom. A viola junta as pessoas, pois vem do campo. Multidões se reuniam para comemorar as colheitas e ela estava inserida nesse contexto", comenta Wilson Dias.
Abrindo essa comemoração festiva, o mineiro de Patos de Minas, Luiz Salgado, com 27 anos de carreira, se une a Cícero Gonçalves, de Teófilo Otoni e que, atualmente, reside em Contagem, para dois shows solo.
Com 10 CDs gravados, Luiz Salgado tem inspiração nas festas populares como Folias de Reis, Congos e Moçambiques. Já se apresentou pelo Brasil, Portugal e Canadá. Membro da Academia de Letras e Artes de Araguari, foi integrante da Orquestra Violas do Cerrado.
Cícero gravou em 1999 o CD "Oferenda", a convite do letrista Vitor Martins e do compositor Ivan Lins. Em 2004, gravou "Na Outra Margem do Rio" e, "Pintura", é o seu trabalho mais recente. Pelo Brasil, participa de shows e festivais apresentando composições autorais e de outros compositores, conquistando várias premiações.
Formado por mulheres com idade entre 61 e 87 anos residentes do bairro Vera Cruz e imediações, o Grupo Cultural Meninas de Sinhá faz participação especial na abertura da 8ª edição do Viola de Feira.
Criado em 1996 com o propósito de entender os problemas do dia a dia de mulheres na maturidade, suas dificuldades, necessidades e angústias, tornou-se referência no trabalho de resgate de memórias e saberes dos idosos e de preservação da cultura popular, seja com músicas, cantigas de roda, brincadeiras, oficinas ou com suas próprias histórias de vida, elevando a autoestima de suas integrantes.
Serviço
Abertura Viola de Feira - Luiz Salgado e Cícero Gonçalves | Participação especial: Grupo Cultural Meninas de Sinhá
Dia 28/09 – a partir das 11 horas
Centro Cultural Padre Eustáquio, Rua Jacutinga, 550 – Bairro Padre Eustáquio Acesso gratuito
Programação completa:
28/09 - Luiz Salgado e Cícero Gonçalves | Participação especial: Grupo Cultural Meninas de Sinhá [Centro Cultural Padre Eustáquio]
26/10 - Rubinho do Vale e Sol Bueno [Centro Cultural Padre Eustáquio]
23/11 - Levi Ramiro e Trio Caipira Paulista [Centro de Referência da Cultura Popular e Tradicional Lagoa do Nado]
21/12 – João Arruda e Duo Inteiro a Dois com Pedro Gomes e Mariah Carneiro [Centro de Referência da Cultura Popular e Tradicional Lagoa do Nado]
25/01 - Wilson Dias e Dário Marques [Centro de Referência da Cultura Popular e Tradicional Lagoa do Nado]