Péricles canta o amor do início ao fim em seu novo trabalho, “Calendário”, álbum que traz a Belo Horizonte nesta sexta-feira (6), dentro da programação do Breve Drops. Ele abre o disco entoando as delícias de uma nova paixão (“Eu não entendo o que fez comigo/ Mas já me ganhou e pra qualquer lugar contigo eu vou, já tô/ Me arrumei, tava pronto pra sair/ Cancelei o meu rolê e vim aqui pra dizer/ Tô achando que é amor”) e o fecha declarando que moveria montanhas para ter ao lado a pessoa amada (“Faço qualquer sacrifício/ Nada é difícil/ Tudo neste mundo pra te merecer /Te merecer).
Nessa toada, em duas belas homenagens, continua a falar desse sentimento, seja ele romântico, em “Desculpe o Auê”, de Rita Lee, ou fraternal, como na clássica “Maria, Maria”, de Milton Nascimento e Fernando Brant. Para o paulista, desfiar o amor é “um desafio e, ao mesmo tempo, um acalento para quem escuta nossas músicas”. “Falar e cantar o amor é muito importante em qualquer época das nossas vidas”, acentua o músico.
Quem faz seu coração bater mais forte, confessa, é a mulher Lidiane Faria, com quem está casado há 7 anos. Recentemente, a propósito, o casal comemorou Bodas de Latão, com direito a festa e a uma leitura de votos emocionante.
“Eu sou um homem muito sortudo e feliz por ter uma mulher como a Lidiane ao meu lado”, conta. Além de dividir o afeto com Pericão, como ele é carinhosamente chamado, Lidiane também faz parte da direção executiva e artística do show dele. “Ela não só trouxe o amor para a minha vida, mas criou também grandes oportunidades para a minha carreira como CEO da Faria’s Produções. Nossa parceria dá muito certo, em todos os âmbitos da nossa vida, e é maravilhoso tê-la ao meu lado nessa jornada”, derrete-se.
Os filhos, claro, também são fonte de inspiração para Péricles, que os mantém sempre por perto em seus trabalhos. “Calendário”, que dá nome ao novo trabalho do cantor, inclusive, é uma música feita em parceria com seu filho e sobrinho. “É uma faixa composta por mim, pelo meu filho Lucas Morato e pelo meu sobrinho Clayson Leandro”, conta. Na gravação do álbum, outra participação especial. A filha mais nova dele, Maria Helena, de 4 anos, aparece em “Maria, Maria.”
Repertório do show
Para escolher as 18 músicas de “Calendário”, Péricles chegou a ouvir mais de 800 canções. “A escolha de um repertório é sempre um grande desafio. Tem muita coisa boa no mercado, compositores talentosos, e a escolha é feita sempre de acordo com o que planejamos para determinado trabalho. É um processo complexo, demorado, mas prazeroso. Destaco a faixa ‘Daquele Jeitão’ que tá sendo um sucesso no streaming, nas rádios e em todas as plataformas de música. Estou muito feliz com a repercussão dessa faixa”, celebra.
No show em Belo Horizonte, além das já citadas, o público pode esperar “Cuidado, Cupido”, “Essa Não” e “Aquela Foto”. “Acredito que o novo repertório será uma grande surpresa para o público de BH. Tenho certeza que a galera irá curtir muito o que preparamos com tanto carinho”, acredita.
Detalhes da turnê e novo trabalho
Péricles abriu a turnê de “Calendário”, em São Paulo, em 3 de agosto. De Belo Horizonte, o artista seguirá com ela para outras cidades do interior paulista, além de municípios como João Pessoa, Brasília, Teresina, Salvador, Recife e Petrolina. “A estreia de uma nova turnê sempre gera muitas expectativas e com essa não foi diferente. Conseguimos mostrar para o nosso público as novidades, sem esquecer, claro, os grandes hits da carreira. E foi um grande sucesso, a galera curtiu muito e estamos muito ansiosos para mostrar esse show para BH e para todas as outras cidades do país”, espera.
Na sequência, Péricles parte para outro trabalho, a gravação do DVD “Pagode do Pericão”. “No dia 21 de setembro, a gente faz a estreia, em Brasília, da terceira edição do ‘Pagode do Pericão’. Serão 12 shows, sempre com convidados diferentes em cada praça, e no dia 5 de maio do ano que vem, estaremos em BH com esse projeto. Os shows de Brasília e São Paulo se transformarão em audiovisuais que serão divulgados em todas as plataformas de música”, revela.
Plataformas estas, aliás, que têm sido grandes aliadas em seu trabalho. “A internet faz nossa música chegar a lugares que, numa era analógica, jamais chegaria. É também uma ferramenta de extrema importância para a divulgação dos nossos projetos e é, sim, uma maneira para novas gerações conhecerem nosso trabalho. Cada canal tem suas particularidades e linguagens para determinado público, mas o idioma não muda, música é música pra qualquer idade e em qualquer lugar do planeta”, diz.
Ex-Exaltasamba, ele completa quase 40 anos de carreira — sendo os últimos 12 em voo solo. “Eu me sinto vitorioso por conseguir me transformar no artista que sou hoje. Eu procuro não me acomodar e sempre me desafiar a ser melhor do que ontem. Os altos e baixos fazem parte da trajetória de um artista e tenho muito orgulho por todo o caminho percorrido até então”, arremata.
SERVIÇO
O quê. Péricles canta no Breve Drops
Quando. Hoje (6), com abertura dos portões às 19h e show às 21h
Onde. BeFly Hall (Av. Nossa Sra. do Carmo, 230, Savassi)
Quanto. Entre R$ 68 e R$ 420. Vendas na bilheteria do BeFly Hall ou pelos Sympla.