Neste sábado (25), os músicos Wilson Dias e Dário Marques, compositor e violeiro natural da Serra do Cipó, realizam show centrado na cultura violeira de Minas Gerais no Centro de Referência da Cultura Popular e Tradicional Lagoa do Nado.

A apresentação integra o projeto Viola de Feira, que, chegando agora a sua 8ª edição, resgata e apresenta a sonoridade violeira – patrimônio cultural declarado pelo Iepha-MG, em 2018 – a novas gerações.

A iniciativa foi idealizada justamente pelo cantor, compositor e violeiro Wilson Dias e tem realização da Picuá Produções Artística por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte e patrocínio do Instituto Unimed-BH.

No show, o músico apresenta uma musicalidade que se alimenta da própria experiência no Vale do Jequitinhonha, trazendo na bagagem os ensinamentos da cultura popular, enraizado no Brasil profundo, mas com asas para voar mundo afora e registrado em oito discos lançados pelo seu selo, Picuá Discos.

Dário Marques se junta a ele nessa celebração, unindo suas influências do cerrado ao espírito urbano – dois mundos que parecem distintos, mas que se encontram culturalmente nos acordes de sua viola.

Fundador do grupo Tabebuia e integrante do Todavia Geomúsica, Marques aposta na miscigenação da música regional e da cultural popular com a bossa nova, o Clube da Esquina, o rock, o pop funk, com passagens pelo jazz e pelo blues.

Mais atividades

A programação do evento ainda inclui um encontro de Prosa e Viola, que reúne artistas para falar da influência do instrumento no processo de criação como compositores. Na lista de participações estão nomes como Letícia Leal, Pedro Gomes, Carlos Farias, Rubinho do Vale, Bilora, Gustavo Guimarães, Amauri Salvo, Silvano Costa e Tayrone Bastos.

Por fim, o programa abrange também a oficina Brinquedos e Brincadeiras, com Nilce Gomes e Jaqueline Luana, destinada ao público infantil.

SERVIÇO:
O quê. Projeto Viola de Feira
Quando. Neste sábado (25), a partir das 9h
Onde. Centro de Referência da Cultura Popular e Tradicional Lagoa do Nado (rua Min. Hermenegildo de Barros, 904, Itapoã)
Quanto. Gratuito