O Teatro Universitário da UFMG (T.U.) se prepara para formar mais duas turmas de atores profissionais. Para isso, eles vão apresentar dois espetáculos na Funarte/MG: “Nada Vai Dar Certo” e “Bonita” – o primeiro de 15 a 26/01; e o segundo de 29/01 a 09/02, com entrada gratuita.

Criado em 1952, o Teatro Universitário da UFMG tem oferecido para artistas o curso de formação profissional em Teatro, exercendo influência no cenário artístico e cultural, além de desenvolver projetos de pesquisa e de extensão na Universidade. Em 2023, o curso técnico em Teatro passou a ter a duração de quatro semestres.

Ao todo, o T.U. realizou cerca de 100 montagens e já teve em seu corpo discente nomes como Jonas Bloch, Maria Olivia, Neusa Rocha, Eid Ribeiro, Aziz Bajur, Julio Maciel, Antonio Edson, Inês Peixoto, Larissa Bocchino, entre outros.

O primeiro espetáculo a ser apresentado de 15 a 26 de janeiro, “Nada Vai Dar Certo” é uma adaptação multimídia do roteiro original de “Bar Esperança: O Último que Fecha”, filme produzido em 1983 e estrelado por Marília Pêra e Hugo Carvana. Na história, um excêntrico grupo de artistas se reúne com frequência em um bar que está prestes a ser fechado. Entre eles, o casal Ana — uma atriz de novela — , e Zeca — um dramaturgo —, que busca se redescobrir em suas profissões, enquanto atravessa uma crise conjugal.

“Nós procuramos uma história simples para poder investigar diferentes maneiras de contá-la, explorando as relações entre o Cinema e o Teatro, o palco e a tela, o público e a câmera”, explica Lucas Fabrício, que assina a direção e dramaturgia do espetáculo e também é ex-aluno do T.U.

“No dia a dia do ‘Bar Esperança’, conhecemos um grupo de artistas e seus dilemas profissionais. A escolha de uma narrativa ficcional já construída para o processo criativo, nos permitiu maior liberdade para experimentar a linguagem audiovisual e teatral, num exercício de criação de personagens e situações, além da experiência de filmar em diferentes espaços”, complementa Lucas Fabrício.

O elenco, composto por 19 estudantes, contou com o olhar da diretora Rikelle Ribeiro, outra egressa da escola, que realizou uma oficina de curta duração no início do processo de montagem sobre personagens-tipo e a “poética do deboche”.

Outro espetáculo

A partir do dia 29 de janeiro, entra em cartaz a segunda peça dos formandos do T.U. “Bonita” tensiona, de forma poética, a dicotomia histórica entre bem e mal na relação entre Maria Bonita, Lampião e o Cangaço, desvelando memórias culturais coletivas de um Brasil que foi e é sobretudo sertão. A história pode ser conferida, também na Funarte, de 29 de janeiro a 09 de fevereiro.

Formatura Teatro Universitário UFMG
Espetáculo “Nada Vai Dar Certo”
Temporada: 15 a 26 de janeiro (quarta a domingo)
Horário: 20h
Classificação: 12 anos
Duração: 90min
Local: Galpão 4 - Funarte MG
Rua Januária, nº 68, Centro, Belo Horizonte
Entrada franca: com retirada de ingressos 1h antes.
Vagas limitadas (sujeito a lotação)