Rinaldi Faria, consultor do SBT e dono da marca Patati Patatá, com a sua empresa, Rinaldi Produções, sofreu uma derrota da Justiça de São Paulo e terá que pagar R$ 50 mil reais ao compositor Jorge Bragança Caetano da Silva. Não tem mais recurso.
O compositor foi um nome forte para os grandes sucessos do Patati Patatá, como “Fazer o Bem”, “O Belo Adormecido”, “De Volta para Hoje”, “Dança do Avestruz” e outros.
“Não se deram ao trabalho de nem mesmo creditar as obras, direito básico conferido ao autor pela lei”, desabafou o compositor, em informação divulgada pela coluna Outro Canal, do site F5. A empresa Rinaldi Produções se manifestou. Reforçou que o compositor não tem direito autoral em relação às canções, pois era orientado pela empresa a direcionar as músicas de acordo com roteiros e contextos já estabelecidos.
“O autor do processo sempre entregou o combinado e, em contrapartida, foi remunerado dentro dos limites combinados. Nunca deteve nenhum direito autoral sobre as obras por não serem suas”, explicou a empresa. A dupla de palhaços foi criada em 1985, mas ficaram populares nos anos 1990, se tornando um verdadeiro fenômeno entre as crianças.