No dia 20 de março, quinta-feira, é celebrado o Dia Internacional do Contador de Histórias. Para comemorar a data, o Instituto AbraPalavra – através de sua recém-criada Escola de Narração Artística (Elena) – vai promover rodas de conversa com convidados especiais para debater temas como as perspectivas do cenário da Narração Artística em BH e o reconhecimento dessa prática como patrimônio cultural.
Além disso, a Elena está com inscrições abertas para três cursos de escrita literária, voltados para o público geral, que acontecem nos meses de abril e maio, e abordam a escrita criativa, literatura e escrita para mulheres migrantes, micro-ficções e narração de histórias em Libras. O acesso é gratuito.
Em Belo Horizonte, o Instituto AbraPalavra já realizou duas edições on-line da data, nos anos de 2023 e 2024 e, agora, se prepara para a 3ª edição do evento, dessa vez em modo presencial. “A arte de contar histórias é uma prática milenar que vem, ao longo dos séculos, mantendo viva a cultura, a memória e as tradições dos diferentes povos e, ao mesmo tempo se firmando, cada vez mais, como linguagem artística contemporânea”, diz a gestora cultural e contadora de histórias Aline Cântia, uma das idealizadoras do Instituto AbraPalavra.
Programação
Na quinta-feira (20/03), às 19h, o público poderá conferir a roda de conversa "Perspectivas e Análises sobre o Cenário da Narração de Histórias em Belo Horizonte" que discute sobre experiências profissionais, estéticas, éticas e políticas nos territórios culturais da cidade na atualidade. A mesa conta com a participação especial de Gislayne Avelar Matos, narradora de histórias e referência internacional na área, e Guegué, narradora de histórias, arte-educadora e produtora cultural desde 1996. A mediação é da gestora cultural e contadora de histórias, Aline Cântia, e da produtora cultural e também contadora, Bárbara Amaral.
Já na sexta-feira (21/03), também às 19h, a narradora de histórias Mariana Bernardes é a convidada especial da roda de conversa "Narração Artística e Patrimônio Cultural", com a exibição do documentário Encruzilhada de histórias - o imaginário encarnado no terreiro das palavras, seguida de bate-papo também com Mariana, produtora do filme.
Para participar da programação gratuita é preciso se inscrever neste link. As vagas são limitadas e as ações acontecem na sede administrativa do Instituto AbraPalavra que fica na Rua Espírito Santo, 1897, 7º andar, próximo à Praça da Liberdade.
Mais informações sobre a programação e sobre as inscrições para os cursos e rodas de conversa no instagram @elena.escolalivre ou @institutoabrapalavra.