O Papa Francisco, uma das figuras mais progressistas da Igreja Católica, faleceu nesta segunda-feira (21/04). Ele era conhecido por seu legado de abertura, diálogo e inovação. Foi, inclusive, por esse aspecto inovador que o papa também explorou o mundo da música, com o lançamento do álbum "Wake up!" em 2015. Este projeto combinava mensagens religiosas com gêneros musicais que iam do new wave ao rock.

O álbum apresentava sermões em várias línguas, incluindo português, espanhol, inglês e italiano. A ideia partiu de Don Giulio Neroni, que já havia colaborado com outros papas em projetos musicais. “Tentei ser fiel à linha pastoral e à personalidade do papa Francisco: o Papa do diálogo, das portas abertas, da hospitalidade. A música contemporânea dialoga com a tradição cristã e os hinos sagrados”, declarou Neroni à Rolling Stone durante o lançamento. 

"Wake up!" foi o primeiro álbum de um papa a explorar o gênero rock. Seus predecessores, João Paulo II e Bento XVI, gravaram projetos em ritmos mais próximos ao new age e sons mais ortodoxos, respectivamente. A escolha de Francisco por se aventurar no rock demonstrou seu desejo de alcançar um público mais amplo, utilizando a música como meio de diálogo e inclusão.