O Festival da Onça está com inscrições abertas, até o dia 23 de julho, para a seleção de artistas que irão compor a programação de sua segunda edição, marcada para ocorrer entre os dias 1º e 7 de setembro, no bairro Novo Aarão Reis, na região Norte de Belo Horizonte. 

A chamada pública visa contemplar artistas, grupos e coletivos culturais residentes nas regionais Norte e Nordeste da capital mineira, com apresentações em diversas linguagens, como música, teatro de rua, dança, performance, circo, cultura popular e artes urbanas.  

O festival integra ações culturais e ambientais e busca fortalecer a implantação do Parque Ciliar Comunitário do Ribeirão Onça, promovendo a conexão entre arte, mobilização social e cuidado com o território.

A curadoria é composta por membros da organização do evento, moradores das regionais Norte e Nordeste de BH e profissionais convidados do setor cultural. A seleção é feita a partir de critérios como originalidade, qualidade artística, representatividade e relevância sociocultural.  

O resultado da seleção sai até 8 de agosto, sendo anunciado tanto nas redes sociais do festival como diretamente aos contemplados, por email. 

Realizado em parceria com coletivos e movimentos locais, como o Conselho Comunitário Unidos Pelo Ribeirão de Abreu (Comupra), o Movimento Deixem o Onça Beber Água Limpa e o Projeto Manuelzão, o Festival da Onça conta com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte.  

SERVIÇO:
O quê. Chamada pública para seleção de artistas do Festival da Onça 2025
Quando. Até 23 de julho
Onde. Através de formulário online
Quanto. Gratuito