Neste domingo (20), Belo Horizonte recebe a 6ª edição da Festa Peruana, que será realizada gratuitamente no cruzamento das Avenidas Getúlio Vargas e Cristóvão Colombo, na Savassi, entre 10h e 20h. No local, haverá extensa programação artística, gastronômica e cultural.
Na ocasião, haverá atrações típicas da cultura andina, com destaque para a companhia de dança Huaylas, para o grupo de dança andina Tinkus e para o grupo musical Me Gusta Tu. A banda Velotrol está escalada para fechar o evento.
Haverá ainda uma oficina para produção de máscaras tradicionais por Yanaki. Esses artefatos são utilizados em rituais, festas e danças cerimoniais dos povos indígenas da Amazônia peruana e representam seres míticos, espíritos da natureza ou personagens ancestrais, muitas vezes relacionados a animais da floresta.
O objetivo das aulas é demonstrar esse ponto específico aos jovens mineiros através da prática. Todo o material da oficina será ofertado pela responsável pela oficina.
Gastronomia
A culinária do Peru, eleita uma das melhores do mundo, é outro destaque da programação. Rica, saborosa e diversificada, a experiência gastronômica ficará a encargo dos expositores, que trarão opções de refeições típicas. Para quem ama cozinhar, haverá uma oficina de preparação de um prato originário da região.
Retirada de ingressos
O evento é gratuito, mas está sujeito à capacidade do espaço. Para garantir sua participação, é indispensável retirar o ingresso na plataforma Go Free. Pensada para toda a família, a classificação é livre. Para os pequenos, haverá um espaço kids com brinquedos. Também foi pensada uma área para o público preferencial.
Proposta
A proposta deste ano é celebrar o abraço da comunidade belo-horizontina à cultura peruana. O cônsul do Peru em Minas Gerais, David Guzmán, fala sobre a festividade.
“A Festa Peruana de Belo Horizonte chega em sua 6ª edição como um dos calendários culturais mais queridos da cidade. Tenho certeza disso. No dia 20 de julho, a charmosa Savassi se transforma em um pedacinho do Peru e celebraremos toda a riqueza da cultura andina com sabores autênticos, ritmos contagiantes, danças tradicionais, artesanato e muita alegria”, Miguel Gastelumendi, idealizador e curador.
“O Peru é um país rico em cultura, bem como o Brasil. Convergir a cultura de lá pra cá é um desafio, mas encontramos nas oficinas uma alternativa clara e objetiva para fazer isso. Claro que as crianças são quem mais aproveitam este momento, mas a atividade não tem limitação de idade e acreditamos que todos poderão se divertir muito”, destaca Viviane Bastos, diretora Trade Beer e realizadora do evento
“Estamos muito entusiasmados para reencontrar Belo Horizonte e compartilhar momentos e constituir novas histórias. A capital mineira é um lugar onde a cultura floresce, tanto para a própria Minas Gerais quanto para o mundo. E é isso que queremos fazer com o evento. Fazer florescer a cultura peruana. Todos estão convidados!”, Alfredo Henrique, diretor da Result Gestão, empresa responsável pela gestão cultural.
Serviço
6º Festa Peruana de Belo Horizonte
Data: 20/7, domingo
Horário: De 10h às 20h
Local: entre o cruzamento das Avenidas Getúlio Vargas e Cristóvão Colombo, na Savassi
Entrada franca
Ingressos.