Ozzy Osbourne, que morreu nesta terça-feira (22), é mundialmente conhecido pelo apelido "O Príncipe das Trevas". O cantor ganhou esta denominação a partir das reações do público aos primeiros shows do Black Sabbath, banda em que iniciou a carreira como vocalista.
O termo, que tem origem na expressão latina "princeps tenebrarum", se consolidou como parte da identidade do músico ao longo de sua carreira. A história deste apelido remonta a séculos atrás e se fortaleceu durante as apresentações da banda nos anos 1970.
- Relembre 'The Osbournes', série da MTV sobre Ozzy e a sua família
- Ozzy Osbourne fez show de despedida poucas semanas antes de morrer
- Ozzy Osbourne já exibiu bandeira do Atlético durante show; relembre
A expressão "princeps tenebrarum" apareceu em diversas obras entre os séculos IV e XII. O poeta inglês John Milton a utilizou em seu poema "Paraíso Perdido", de 1667, para se referir a Satanás. Conforme reportado pelo site norte-americano Loudwire, especializado em música rock e metal, o apelido se tornou indissociável da figura pública de Osbourne ao longo das décadas.
Durante sua trajetória musical, Osbourne gravou 13 álbuns como artista solo e participou de nove discos com o Black Sabbath, sendo oito com a formação original e um lançado em 2013. A banda é considerada pioneira do heavy metal desde o lançamento de seu primeiro álbum em 1970.
Em entrevista à NME em 2016, o músico explicou a origem do apelido: "Eles achavam que éramos amigos do Satanás ou algo assim. Foi aí que começou toda essa coisa do Príncipe das Trevas. Quando as pessoas ficam animadas com a chegada do Halloween todo ano, tudo o que eu penso é: 'Bem, costumávamos ter Halloween toda noite.'"
Na mesma entrevista, Osbourne mencionou a música "Black Sabbath" de 1970, como a "mais assustadora já escrita". Ele recordou que os acordes iniciais, conhecidos como "Diabolus in musica" ou "The Devil's Interval", provocavam reações intensas nas jovens presentes nos shows da banda.
Em 2013, em conversa com o Broward New Times, o artista demonstrou tranquilidade em relação ao apelido: "É um nome. Eu não acordei uma manhã e pensei: 'Sabe de uma coisa, vou me chamar de...'. Começou como um nome de brincadeira, na verdade. Eu não ligo, sabe? Sabe, é melhor do que ser chamado de babaca."
O apelido permaneceu como um elemento importante da identidade pública de Ozzy Osbourne, mesmo após décadas de carreira. O músico construiu uma trajetória que vai além da música, tornando-se um ícone da cultura pop, com participações na televisão e no cinema.