Por três oportunidades, Belo Horizonte recebeu Ozzy Osbourne em seu solo. O músico, que morreu esta terça-feira (22 de julho), esteve na capital das alterosas em 2011, 2013 e 2018, sendo a primeira em um show no Mineirinho e as duas seguintes no Mineirão. Em todas, mostrou o porquê influenciou gerações de fãs de Rock e Heavy Metal. 

A primeira passagem foi em agosto de 2011. Após anos de espera, finalmente o Mineirinho era palco do “Príncipe das Trevas”, que levou um público estimado de 22 mil pessoas ao ginásio. À época, o “Madman” misturou clássicos de sua carreira solo, como “Bark at the Moon” e “Mama, I’m Coming Home” a sucessos de sua trajetória com o Black Sabbath, como “Paranoid” e “War Pigs”. Naquele show, inclusive, ele exibiu a bandeira do Galo, que ganhou de torcedores atleticanos

Dois anos depois, porém, era a vez do Mineirão, recém-reformado para a Copa do Mundo de 2014, receber o grande show da carreira de Ozzy em solo mineiro. Com a formação original do Black Sabbath, ele subiu no palco montado da esplanada do Gigante da Pampulha para levar ao delírio os quase 30 mil presentes, que relembraram os sucessos da banda britânica, além de cantarem os hits do álbum “13”, que fora lançado meses antes.

Por fim, o “Príncipe das Trevas” esteve na capital mineira em maio de 2018, quando veio novamente com sua formação de carreira solo para a turnê “No More Tours 2”. À época, ele e Zakk Wylde dominaram o público da esplanada do Mineirão relembrando sucessos daquele que criou o Heavy Metal. 

Material de divulgação do último show de Ozzy em BH, em 2018 (Foto: Wallace Graciano)

Além das passagens por BH, Ozzy esteve no Brasil em 1985, 1995, 2008 e 2015, com sua carreira solo, e em 2016 novamente com o Sabbath. A primeira é talvez a mais memorável, com um show no Rock in Rio daquele ano. Já em 2015, ele rodou com o país ao lado de Judas Priest e Motörhead pela Monsters Tour, culminando em outro festival, o Monsters of Rock.