O lendário cantor de heavy metal, Ozzy Osbourne, morreu nesta terça-feira (22 de julho), aos 76 anos. O artista britânico protagonizou um dos episódios mais marcantes da carreira do artista mais emblemáticos — e polêmicos — da história do rock quando, em 1982, mordeu a cabeça de um morcego durante uma apresentação.
À frente do Black Sabbath, Ozzy confundiu o animal com um brinquedo de borracha arremessado por um fã. O incidente ocorreu em 20 de janeiro de 1982, durante a turnê "Diary of a Madman" e gerou perplexidade entre fãs e críticos que questionavam, principalmente, a razão de Ozzy ter arrancado a cabeça de um morcego com os dentes.
"I got rabies shots for biting the head off a bat, but that's OK - the bat had to get Ozzy shots." - Ozzy Osbourne pic.twitter.com/0hQGLefQYa
— JustFreshKicks (@JustFreshKicks) July 22, 2025
Em entrevista ao apresentador David Letterman, ainda em 1982, Ozzy comentou o episódio. "Eu recebo muitas pessoas estranhas nos meus shows, é rock 'n' roll", disse. "Posso garantir que as vacinas contra raiva que tomei depois não foram divertidas", relatou o músico.
Confusão
Na ocasião, Ozzy teria confundido o animal com um morcego de plástico, objeto que era levado por fãs aos shows para ironizar a campanha dos protestantes norte-americanos contra o Black Sabbath. Logo após a apresentação, o cantor foi levado ao Broadlawns Medical Center, onde iniciou o tratamento contra possíveis infecções.
Anos depois, em entrevista ao Des Moines Register, ele relembrou as consequências do episódio. "Todas as noites, durante o resto da turnê, eu tinha que encontrar um médico e tomar mais vacinas contra raiva: uma em cada nádega, uma em cada coxa, uma em cada braço. Cada uma doía muito", afirmou.
Morcego estava morto
O jornal Des Moines Register identificou Mark Neal, então com 17 anos, como o responsável por arremessar o morcego no palco. O jovem confirmou que o ato foi premeditado. "Nós fomos bem na frente, bem na frente de Rudy Sarzo, o baixista. Eu joguei [o morcego] no palco e ele caiu na frente dele. Ele meio que olhou para ele algumas vezes e fez sinal para Ozzy se aproximar. Ozzy veio, pegou o bicho, e o resto é história", contou Neal.
Carmen Martin-Kelly, amiga de Neal, também confirmou a premeditação. "Estávamos dizendo a todos antes do show que levaríamos um morcego", disse. Segundo ela, o animal já estava morto quando foi levado ao evento. "Se o morcego estivesse vivo, certamente não teria ficado ali no palco", declarou.
Conforme relato de Carmen, o animal havia sido encontrado sem vida duas semanas antes do show pelo irmão mais novo de Neal e preservado no freezer da família, guardado especialmente para o show de Ozzy. "Garanto a vocês que não machucamos nenhum animal. Ele estava definitivamente morto quando o trouxemos", disse.
'Príncipe das Trevas'
John Michael Osbourne, conhecido mundialmente como Ozzy Osbourne, nasceu em Birmingham, na Inglaterra. Ganhou notoriedade como vocalista do Black Sabbath, uma das bandas mais influentes do heavy metal.
A mordida no morcego virou parte do folclore do rock — um símbolo da persona teatral e controversa que o artista cultivou ao longo das décadas.