Inspirada pelo livro “O Mito do Calango Voador e Outras Histórias do Cerrado”, de Tico Magalhães, a artista, ceramista e educadora Marina Mestrinho realiza nesta quinta-feira (24/7), às 17h30, no Centro Cultural Banco do Brasil – CCBB BH (Praça da Liberdade, 450 – Funcionários), a atividade “Contação de Histórias e Criação de Bichos”.

Voltada ao público infantil, a atividade, com duração de 1h30, propõe uma leitura compartilhada seguida de workshop de modelagem com argila e elementos da natureza. Podem participar crianças a partir de quatro anos de idade acompanhadas por um responsável. A entrada é gratuita, com retirada de ingresso na bilheteria do CCBB BH, e a capacidade é limitada a 10 crianças.

“Contação de Histórias e Criação de Bichos” combina escuta, imaginação e criação livre. O livro “O Mito do Calango Voador e Outras Histórias do Cerrado” é um convite à modelagem, para a criação de bichos e seres imaginários com diferentes argilas, sementes, galhos e folhas.

O trabalho de Marina Mestrinho explora a cultura da infância, analisando as criações das crianças em interação com o barro e a natureza. A artista e educadora se interessa pelo uso da argil como recurso de aprendizagem em diferentes contextos. Em sua abordagem, o elemento terra é compreendido como matéria de introspecção, memória e conexão.

As ações do Educativo Proximidade, programa do CCBB BH, estão alinhadas às exposições em cartaz no centro cultural. Elas são pensadas para acolher diferentes públicos ,com atenção especial a iniciativas voltadas para pessoas com deficiência (PCDs), que incluem mediações em Libras, materiais táteis e adaptações sensoriais.