A Trupe Estrela, grupo teatral surgido em 2013 no Espaço Comum Luiz Estrela, em Belo Horizonte, leva seu novo espetáculo, “Bater Laje”, aos bairros Nova Cintra, na região Oeste, e Jardim Vitória, na região Nordeste, neste sábado (26/7) e domingo (27/7), respectivamente.

A peça é inspirado na frase da poeta e ativista Nívea Sabino, “Bater a laje no céu da boca dos nossos sonhos”, que viralizou após ser apresentada em uma instalação durante a Festa da Luz, em BH.

A montagem retrata o mutirão como um ato de união e festa nas periferias e acompanha personagens típicos dessas comunidades, como uma mestra de obras, um servente malandro e um cozinheiro, que se reúnem para construir uma laje que se transforma em uma nave espacial, sob a influência do Sol Rá, referência ao músico de jazz Sun Rá.  

A diretora Michelle Sá explica que a obra mergulha no imaginário da “nave-casa”, misturando realidade e ancestralidade através da musicalidade, com trilha assinada por Júlia Deodora e Cissa do Cavaco.

Manifestações culturais negras, como samba e vissungo, permeiam a apresentação.  

Com classificação livre e duração de 90 minutos, a peça conta com acessibilidade em Libras e explora temas como comunidade, afrofuturismo e memórias afetivas. O projeto é viabilizado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte .

SERVIÇO:
O quê. Estreia de 'Bater Laje', da Trupe Estrela
Quando. Neste sábado (26) e domingo (27), às 16h
Onde. Praça Cardeal Arco Verde, no bairro Nova Cintra, no primeiro dia; e Residencial Esplêndido, no Jardim Vitória, no segundo dia
Quanto. Gratuito