A atriz e cantora Zezé Motta apresenta a quinta edição do "Especial Mulher Negra", que estreia nesta sexta-feira (25/7), às 23h, no canal E! Entertainment, e será disponibilizado no streaming Universal+ a partir de 1º de agosto. A produção celebra o Dia Nacional de Tereza de Benguela e o Dia da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha, com um encontro potente entre mulheres negras.

Gravado no Museu Afro Brasil Emanoel Araújo, em São Paulo, o programa tem direção e roteiro de Clara Anastácia e reúne nomes como Karol Conká, Aline Wirley, Luedji Luna, Daiane dos Santos, Miguelzinho, Cíntia Ébano (filha de Zezé) e Safyra Motta (neta da artista).

Com música e depoimentos emocionantes, o especial discute temas como maternidade negra, adoção, beleza, crises pessoais e o legado das mulheres negras. A edição ainda traz falas de Leci Brandão, Ludmilla, Alaíde Costa, Gabriela Loran, Lais Ribeiro e da promotora de Justiça Lívia Sant’Anna Vaz.

Criado em 2020, o "Especial Mulher Negra" foi idealizado para valorizar a trajetória de mulheres negras brasileiras, figuras fundamentais na cultura e na sociedade, mas ainda invisibilizadas pelo racismo e pelo machismo. 

“Zezé Motta é uma artista incrível e uma voz que precisa ser ouvida. A força dela e das mulheres que participam do especial são essenciais para combater o racismo e o machismo”, declarou Marcello Coltro, vice-presidente sênior da NBCUniversal Latin America.

Com mais de 55 anos de carreira, Zezé Motta é um dos maiores nomes da cultura afro-brasileira, referência no cinema, na música e na luta por representatividade no Brasil.