O Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) decidiu arquivar, no início do mês de Julho, uma investigação contra a Globo, Disney e Warner, que eram acusados de condutas ilegais em negociações de conteúdo com operados de TV por assinatura no Brasil.
De acordo com o jornal Folha de São Paulo, a investigação acontecia desde 2019, a pedido da Ancine (Agência Nacional de Cinema). A Ancine alegava que oferecer produtos ou jogos de futebol no streaming, prejudicaria as operadoras no Brasil.
A Ancine alegava que a conduta era ilegal e que prejudicava o mercado de TV por assinatura, especialmente em negociações para licenciamento de conteúdo. As empresas defendiam a liberdade de distribuir seus conteúdos e apontavam um certo exagero nas investigações.
O Cade concordou com as alegações de Globo, Disney e Warner, e entendeu que não havia qualquer irregularidade. O órgão apontou que o as empresas só seguiram uma transformação recente no mercado.
Você está lendo um conteúdo originalmente publicado no Observatório da TV. Confira mais em: https://observatoriodatv.com.br