O espetáculo "Prazer", Cia. Luna Lunera, volta a Belo Horizonte neste fim de semana. Indicada ao Prêmio Shell São Paulo 2013 e vencedor do Prêmio Copasa Sinparc de Artes Cênicas na categoria "Melhor Espetáculo", a montagem será apresentada nos dias 1º, 2 e 3 de agosto (sexta, sábado e domingo), no Teatro Marília.

O enredo gira em torno da história de quatro amigos que se reencontram em um país distante. E apesar das suas angústias, seus impasses cotidianos, suas frustrações, eles tentam a coragem de buscar a alegria. Apesar de. A peça tem direção e dramaturgia de Cláudio Dias, Isabela Paes, Marcelo Soul, Odilon Esteves e Zé Walter Albinati.

O ponto de partida para esta história foi um fragmento do livro “Uma aprendizagem ou o Livro dos Prazeres” de Clarice Lispector, em que um dos personagens diz que “uma das coisas que aprendi é que se deve viver apesar de. Apesar de, se deve comer. Apesar de, se deve amar. Apesar de, se deve morrer. Inclusive muitas vezes é o próprio apesar de que nos empurra para a frente. Foi o apesar de que me deu uma angústia que insatisfeita foi a criadora de minha própria vida.”

O grupo partiu, então, para a leitura de obras de Clarice Lispector, que alimentaram o processo com poesia. “Clarice foi fonte de inspiração, mas não quisemos adaptar um de seus textos nem construir uma encenação que traduzisse seu universo simbólico. Nada disso. Seus textos foram mais uma das tantas vozes nesse diálogo com tantos colaboradores”, explica Isabela Paes, atriz da companhia.

Ancorada nos próprios questionamentos, “como ser você mesmo, hoje, sem sucumbir aos padrões?"; “quem sou eu?; como querer ser eu mesmo? hoje!”; “com que coragem buscar a alegria neste mundo, neste tempo, apesar de?”, a Cia. Luna Lunera construiu um texto inédito, permeado por algumas citações de Clarice.   O espetáculo foi criado em um processo de direção e dramaturgia compartilhadas, em que cada ator cria seu próprio projeto de direção para os demais atores da companhia. Um modus operandi influenciado diretamente pelo chamado Processo Colaborativo, sistematizado por Antônio Araujo (Teatro da Vertigem), sistema que horizontaliza as relações de trabalho na criação, e tem como pilares da construção de um espetáculo - direção-atuação-dramaturgia - trabalhando juntos e sem texto prévio. 

Expedição Lunar

A temporada de “Prazer” no Teatro Marília faz parte da 7ª Expedição Lunar, projeto da Cia. Luna Lunera que acontece desde 2006 com a proposta de fomentar a circulação de espetáculos por cidades mineiras, associada à formação artística e de público. A proposta é “promover o acesso às artes cênicas, por meio dos espetáculos de repertório da Cia., além da formação artística e de público, com a realização de oficinas e bate-papos em cidades de Minas Gerais”, conforme explica o ator Cláudio Dias.  

Esta edição da “Expedição Lunar” contemplou as cidades de Belo Horizonte, Uberlândia, Uberaba, Divinópolis, Barbacena e Juiz de Fora, com quatro espetáculos de repertório: “Aqueles Dois”, “E ainda assim se levantar”, “Prazer” e “Urgente”; além da realização de oficinas e bate papos. 

SERVIÇO

Espetáculo “PRAZER” - Cia Luna Lunera

Data. 1º, 2 e 3 de agosto (sexta e sábado, às 20h, e domingo, às 19h)

Onde. Teatro Marília (Avenida Alfredo Balena, 586, Santa Efigênia)

Quanto. R$ 40,00 (inteira). Ingressos no Sympla