O episódio de "South Park" que ironiza Donald Trump, a emissora CBS e até a Paramount Global bateu recordes de audiência. A estreia da 27ª temporada alcançou 5,9 milhões de espectadores nas plataformas da Paramount, segundo informações do site Business Insider.
A exibição chamou a atenção no mundo por retratar o presidente dos Estados Unidos na cama com o diabo. Um detalhe é que, enquanto o resto foi ilustrado, Trump apareceu com seu rosto real, um clássico da série South Park para dar ainda mais impacto às sátiras.
Com números impressionantes, a Paramount - que também não foi poupada nas críticas - divulgou, na última quarta-feira (30), que o programa registrou a maior audiência para uma transmissão de episódio de estreia em 26 anos. O capítulo também foi um dos mais comentados nas redes sociais de toda a série.
A exibição aconteceu logo após os criadores Matt Stone e Trey Parker assinarem um acordo de US$ 1,5 bilhão com a Paramount para estender a série, que está no ar desde 1997.
Emissora tentou censurar algumas partes
O episódio "Sermon on the Mount" apresentou Trump na cama com uma versão animada de Satanás e incluiu piadas sobre sua anatomia. O programa também fez referências diretas ao cancelamento do "The Late Show with Stephen Colbert" pela CBS e ao acordo de US$ 16 milhões feito pela Paramount com Trump.
Além disso, uma versão com inteligência artificial retratou Trump nu, e emissora tentou censurar a imagem do pênis. Os criadores de South Park, porém, não cederam.
Um porta-voz da Casa Branca declarou ao Business Insider que o episódio era "uma tentativa desesperada de chamar atenção" e, em outro comunicado, um segundo representante afirmou: "Nenhum programa de quarta categoria pode atrapalhar a sequência de vitórias do presidente Trump".
Trump minimizou as críticas, citando seu lema sobre mídia: "Se você tem audiência, pode dizer ou fazer qualquer coisa".