Edu Guedes foi às redes sociais nesta quarta-feira (9 de julho), para detalhar a descoberta de um tumor no pâncreas. O chef de cozinha e apresentador foi submetido a uma série de cirurgias nos últimos dias, realizadas no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, tanto para retirada do tumor de dois centímetros, como para a remoção de "inúmeros" cálculos renais.
O apresentador agradeceu "o amor, o carinho e as orações" recebidas desde que anunciou a operação. "Há duas semanas eu tive uma crise renal. Eu fui hospitalizado e detectaram uma pedra que havia descido para o canal. Eu tive que fazer uma cirurgia de retirada dessa pedra de aproximadamente um 1,6 centímetros, que não ia passar de jeito nenhum", explicou sobre o diagnóstico inicial.
Segundo Edu, exames realizados posteriormente detectaram "inúmeros cálculos nos dois rins", além de um tumor de 2 centímetros, localizado no pâncreas. "Por incrível que pareça, aquelas pedras que pareciam ser a pior coisa do mundo, mais a investigação do doutor Joaquim [de Almeida] salvaram a minha vida", afirmou o chef de cozinha.
Com a descoberta, a equipe médica decidiu realizar dois procedimentos "para os rins estarem bons e fortes numa cirurgia mais delicada". A operação, anteriormente comunicada pela assessoria de imprensa do apresentador, demorou cerca de seis horas e foi concluída com sucesso. A cauda do câncer, alguns gânglios e o baço de Edu foram retirados durante a cirurgia.
"A minha recuperação está sendo ótima. Hoje já estou no quarto. Eu mando esse vídeo não só para informar, mas para agradecer o carinho de todos e tranquilizar aqueles que de alguma forma gostam de mim e do meu trabalho também", afirmou. O apresentador ainda agradeceu à esposa, Ana Hickmann; à filha, Maria Eduarda Guedes; e aos pais. "Eu agradeço minha família e tantos amigos e muitos brasileiros que, eu não tinha ideia da dimensão, gostam de mim", disse.