A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a Escola de Comunicação da UFRJ (ECO) repudiaram a mensagem do professor aposentado Marcos Dantas, em uma publicação em rede social, que citou o uso de guilhotina contra o empresário Roberto Justus e sua família. A postagem gerou ampla repercussão nas redes sociais.
O comentário do professor surgiu como resposta a uma postagem de uma foto da família Justus com o seguinte comentário: "os bolcheviques estavam certos". O comentário não foi feito na publicação da família e sim em um outro perfil que repostou a imagem.
Na foto, a filha de Roberto Justus, de 5 anos, aparece segurando uma bolsa avaliada em R$ 14 mil. Marcos escreveu: “Só a guilhotina...”, em possível referência à Revolução Francesa.
O professor Marcos Dantas Loureiro, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) se pronunciou. Em texto publicado nas redes sociais, ele se desculpou, disse ter se tratado de uma "simples metáfora" e negou qualquer tipo de ameaça.
Segundo Marcos, em pronunciamento publicado nesta segunda-feira, 7, "uma metáfora tornou-se uma ameaça de crime". Ele explica que, com "guilhotina", ele quis fazer uma referêcia à Revolução Francesa -- onde havia uma realidade de profunda desigualdade social.
"Entendo ser um símbolo dramático que nos alerta a todos da tragédia que se pode seguir a tanta insensibilidade social", escreveu.
O professor, então, pede desculpas a Justus: "Nem de longe, em momento algum, passou pela minha cabeça fazer qualquer ameaça pessoal ao senhor, sua esposa ou sua filha. Isso seria um absurdo".
"Se por obra desses incontroláveis fatores próprios da internet, o post lhe chegou a conhecimento e causou-lhe tantos e compreensíveis preocupações, peço sinceramente que me desculpe", finalizou Marcos.