Pela primeira vez, o jornalista, curador, ex-editor do Suplemento Literário de Minas Gerais e gestor público Angelo Oswaldo reuniu sua produção ensaística ao longo das últimas quatro décadas sobre a história do barroco mineiro. O resultado agora pode ser visto no livro “Geraes: Arte Barroca em Minas”, cuja organização é assinada por Maria G. A. de Andrade. A obra será lançada nesta segunda-feira (18/8), às 19h, na Academia Mineira de Letras (AML), da qual o autor é membro.

Angelo Oswaldo é considerado um dos maiores conhecedores do barroco em Minas Gerais. Entre inéditos e esparsos – na maior parte publicados a propósito de inaugurações de exposições ou museus em que tomou parte –, o livro reúne 17 estudos e está organizado em duas partes: “Arte barroca brasileira” e “As bulas e as fábulas: preservação e inspiração”.

“Geraes: Arte Barroca em Minas” retrata o barroco com iconografia cuidadosamente selecionada e acrescenta a inspiradora reflexão do escritor e crítico de arte Silviano Santiago, que assina a apresentação.

“Angelo Oswaldo é um estudioso das Geraes que enxerga com a mão e os olhos detalhes que a muitos passam despercebidos, e por isso o admiramos. Sendo cidadão, Angelo Oswaldo é ensaísta. Sendo ensaísta, é artista”, destaca o ensaísta, poeta e membro da AML, que participa de conversa com o autor na noite de lançamento. Além de Santiago, o evento conta com a participação do jornalista e diretor do Suplemento Literário de Minas Gerais, João Barile.

O livro reúne ensaios que vão desde panoramas contextualizantes (como “Origem e originalidade da arte brasileira”, que abre a edição) a análises (como em “A Matriz de Conceição do Mato Dentro” e nos diversos textos dedicados ao legado de Aleijadinho), observando traços de religiosidade popular, influências estéticas no contexto da arte sacra e a originalidade dos artistas nacionais, temas fundamentais para a compreensão da arte sacra em Minas Gerais.

“Geraes: Arte Barroca em Minas” mapeia o processo de formação cultural da sociedade colonial, analisa o peso da obra de Aleijadinho e sublinha os atravessamentos da matriz cristã europeia, dedicando especial atenção à contribuição da cultura africana.

Serviço

O quê. Angelo Oswaldo lança “Geraes: Arte Barroca em Minas”

Quando. Nesta segunda-feira (18/8), às 19h

Onde. Academia Mineira de Letras (rua da Bahia, 1466 – Lourdes)

Ingressos. Gratuito