A Academia Brasileira de Cinema anunciou na manhã desta quinta-feira (14/8), os 16 filmes nacionais pré-selecionados a
concorrer à indicação a uma vaga na categoria de Melhor Filme
Internacional no Oscar 2026. A expectativa segue alta após o feito inédito de "Ainda Estou Aqui", que conseguiu o prêmio para o Brasil nesta categoria em março deste ano.
E com a excelente campanha que "O Agente Secreto" vem fazendo pelos festivais afora, os brasileiros seguem sonhando com mais uma estatueta. O filme brasileiro fez história em maio ao vencer dois prêmios no Festival de Cannes, uma das maiores premiações de cinema do mundo. Wagner Moura levou o troféu de Melhor Ator, e Kleber Mendonça Filho ganhou o prêmio de Melhor Diretor.
A produção é uma das que está na lista que ainda conta com "A Melhor Mãe do Mundo", de Anna Muylaert; "A Praia do Fim do Mundo", de Petrus Cariry; "Baby", de Marcelo Caetano; "Homem com H", de Esmir Filho; "Kasa Branca", de Luciano Vidigal; "Malu", de Pedro Freire; "Manas", de Marianna Brennand; "Milton Bituca Nascimento", de Flavia Moraes; "O Filho de Mil Homens", de Daniel Rezende; "O Último Azul", de Gabriel Mascaro; "Oeste Outra Vez", de Erico Rassi; "Os Enforcados", de Fernando Coimbra; "Retrato de um Certo Oriente", de Marcelo Gomes; "Um Lobo entre os Cisnes", de Marcos Schechtman e Helena Varvaki; e
"Vitória", de Andrucha Waddington.
A lista com os seis títulos escolhidos pela Comissão de Seleção será anunciada no dia 8/9. E , finalmente, no dia 15/9, será divulgado o filme que representará o Brasil na categoria.
Uma publicação compartilhada por Academia Brasileira de Cinema (@academia_brasileira_de_cinema)