Sol a pino durante o dia, e friozinho marcante à noite. O primeiro fim de semana da 28ª edição do Festival Cultura e Gastronomia de Tiradentes, que começou nesta sexta-feira (22/8), contou com uma temperatura que casou bem com o clima festivo do evento. Um festim abriu a primeira noite do festival, jantar com as chefs Ana Gabi Costa, do recém-inaugurado Trintaeum (BH), e Tássia Magalhães, do premiado Nelita (SP). A refeição sofisticada contou com harmonização de vinhos mineiro e português, que aqueceram bem corpo e alma de quem estava ávido pela boa gastronomia.
A entrada ficou por conta de Ana Gabi Costa, que apresentou uma combinação de abóbora, amendoim, presunto cru de picanha suína e pão de pequi. Foi dela também o segundo prato elaborado com ossobuco de porco, angu de queijo tostado e cebola caramelizada com mexerica. “O angu é muito nosso, e no Trintaeum temos quatro pratos com ele. Nesse prato, feito com fubá de canjica, fizemos uma apresentação que o valoriza”, defende.
Já Tássia apresentou gnocchi, coalhada e parmesão. Um prato delicado ao paladar e de sabor sofisticado. A sobremesa também foi criação dela: coco, abacaxi e merengue. O merengue chegou suave ao toque da boca, que, combinado com a presença marcante do abacaxi, representou uma grata surpresa da releitura da combinação clássica.
No dia seguinte, a programação começou com dia quente, às 11h, também com Tassia, desta vez com aulão Cozinha Delicada e Potente, seguido do apresentação de Rafa Costa e Silva, do Lassai (RJ), com Bruna Martins, que comanda o Florestal, Birosca S2 e Gata Gorda. Os dois fizeram chuchu com molho tahine caseiro preto e branco.
“É uma troca muito legal, uma mistura entre Rio de Janeiro e Minas Gerais. Como o Lassai é um restaurante muito da verdura, escolhemos o chuchu, que é muito presente da nossa horta. E a Bruninha fez um rosbife e um tarrine muito interessante”, afirma Costa e Silva, à frente do Lasai, que, neste ano, ficou entre os 50 melhores do mundo pelo The Worlds 50Best.
Entre uma cerveja e outra para espantar o calor (vinho geladinho também), o público lotou o Largo das Forras e as praças Santíssimo e da Rodoviária para acompanhar as cozinhas ao vivo e participar das aulas. A premiada Janaína Torres (Bar da Dona Onça e À Brasileira, São Paulo) foi uma das que marcou presença ao ensinar a famosa feijoada. As praças também foram ocupadas com estandes de chef locais, de BH e de outras partes do Brasil, com pratos mil.
Gastronomia ao pôr do sol de Tiradentes
O ponto alto (literalmente) do segundo dia do Festival Cultura e Gastronomia de Tiradentes foi o Sunset Fartura, a grande novidade do evento. Realizado na Vinícola Trindade, localizada no topo de uma serra em Bichinho, o espaço fica coladinho em Tiradentes. De lá, o público conferiu um belo por-do-sol na Serra de São José, enquanto apreciava vinho e pratos dos chefs Ana Bueno (Paraty) e Pedro Coronha (RJ), preparados durante o Cozinha ao Vivo.
Pedro Coronha, chef do Koral, localizado em Ipanema, preparou arroz caldoso de bochecha de porco, com quiabo e vinagrete de tomate tostado. “Trouxe uma coisa que gosto bastante de comer, que é a bochecha de porco”, afirma. Já Ana Bueno elaborou atum confitado, servido com aioli negro, cebola roxa e batatas. No sábado que vem (30/8), o Sunset se repete, desta vez com os chefs Bruna Rezende (BH) e Paulo Machado (Campo Grande, MS).
Festival segue até dia 31
O Festival Cultura e Gastronomia de Tiradentes segue até o dia 31 de agosto, com programação intensa, que reúne cozinha ao vivo, aulas, feira de produtores locais, programação artística e pratos diversos elaborados por chefs renomados. Confira a programação completa em otempo.com.br.