O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) está utilizando drones que reproduzem a cena de discussão entre os personagens de Scarlett Johansson e Adam Driver no filme "História de um Casamento" para afugentar lobos e proteger rebanhos bovinos. A estratégia faz parte de um conjunto de técnicas implementadas em Oregon para reduzir ataques de predadores ao gado.
Os dispositivos são equipados com câmeras térmicas que detectam a presença de lobos na escuridão, iluminando-os com holofotes e emitindo sons considerados perturbadores para os animais. Um alto-falante transmite sons alarmantes como fogos de artifício, tiros e pessoas discutindo - uma delas é a gravação é da briga entre Scarlett Johansson e Adam Driver no filme=.
A técnica, conhecida como "trote de lobos", foi implementada após um período em que predadores mataram 11 bovinos em apenas 20 dias na região de Oregon. Os dados mostram eficácia na abordagem: após a introdução dos drones, apenas duas vacas foram mortas em um intervalo de 85 dias. As informações são do Wall Street Journal.
Um supervisor distrital do USDA em Oregon explicou a escolha dos sons utilizados nos drones. "Eu preciso que os lobos respondam e saibam que, 'ei, humanos são maus'", declarou o funcionário ao WSJ.
O filme "História de um Casamento", lançado pela Netflix em 2019, foi dirigido e escrito por Noah Baumbach. A produção narra a história de um casal em processo de divórcio entre duas costas americanas, com disputas pela custódia do filho.
A obra cinematográfica recebeu seis indicações ao Oscar, incluindo na categoria de Melhor Filme. Johansson e Driver foram indicados por suas atuações no drama e Laura Dern venceu o prêmio por Melhor Atriz Coadjuvante.