Um dos principais nomes do cinema contemporâneo, o alemão Wim Wenders completa 80 anos no próximo dia 14/8. O diretor, nascido em Düsseldorf, é o talento por trás de vários filmes de sucesso como “Paris, Texas”, “Asas do Desejo” e do documentário "O Sal da Terra", sobre um dos maiores fotógrafos do planeta, o mineiro Sebastião Salgado, que morreu em maio deste ano.
Boa parte dessas produções estão na programação de uma mostra gratuita que o Cine Humberto Mauro, do Palácio das Artes, preparou para celebrar as oito décadas de vida do cineasta. O “Ciclo Wim Wenders" - que começa nesta quarta (6/8) e vai até o dia 21/9 - reúne 9 longas-metragens feitos nas décadas de 1970, 1980 e 1990 pelo cineasta, considerado um dos principais expoentes do chamado Novo Cinema Alemão.
Com quase meio século de carreira, Wenders foi atraído ainda na juventude pela possibilidade de investigar a figura do ser humano por meio da produção cinematográfica, e ingressou na Escola Superior de Televisão e Cinema de Munique no final dos anos 1960. Desde então, o realizador divide seu tempo entre o cinema e a pintura, sua outra paixão, e coleciona prêmios e indicações nos Festivais de Cannes, Berlim e Veneza, além de ser lembrado frequentemente pelo Oscar.
A mostra vai além da exibição de filmes e propõe uma experiência de reflexão. Nesse sentido, as sessões comentadas — de “Alice nas Cidades” (dia 6/8), “O Amigo Americano” (13/8) e “Asas do Desejo” (3/9) — funcionam como dispositivos de mediação.
SERVIÇO
O quê? Mostra “Ciclo Wim Wenders”
Quando? De 6/8 a 21/9. Horários: Variáveis
Quando? Cine Humberto Mauro – Palácio das Artes (avenida Afonso Pena, 1.537, Centro)
Classificações indicativas: variáveis
Quanto? Entrada gratuita; retirada de até 1 par de ingressos por CPF, exclusivamente pela plataforma Eventim, a partir de 1 hora antes de cada sessão