Na esteira dos lançamentos pandêmicos do Djalma não entende de política, que integram o chamado "EP da Deprê", a banda belo-horizontina se prepara para subir nas redes mais um videoclipe dirigido por cineastas de Minas Gerais. A faixa da vez é “Falo”, que faz uma crítica debochada, porém contundente, à desorientação das identidades masculinas tradicionais. 

No entanto, a banda esclarece que não se trata de uma música “milituda”: a ideia é explorar uma paisagem sonora distópica e contemporânea. A música é inspirada por referências difíceis de se rotular, das letras dos funks de MC Carol aos polêmicos vídeos da artista Stephanie Sarley,  comenta a compositora Carol Abreu, percussionista do Djalma.

A direção do clipe é de Sávio Leite e Denis Leroy. Sávio, você sabe, é fundador da mostra Múmia e diretor de extensa filmografia, tendo vencido o Grande Prêmio do Cinema Brasileiro de 2018 na categoria curta com "Vênus – Filó, a fadinha lésbica" (2017). Denis Leroy é diretor de criação e artista visual com obras exibidas em diversos festivais como Berlim, Havana e Gramado.

O roteiro, construído com a banda e a equipe de produção do projeto, segue a toada da ambivalência. A canção, como já dito, integra o mais recente trabalho de estúdio do Djalma. Em agosto, foi lançado o tango “Nos idos de 96”, com clipe editado pelo músico parceiro Rodrigo Magalhães, baixista das bandas A Fase Rosa, Assanhado Quarteto e Sem Receita. Depois veio “Canastra Real”, dirigida pelo cineasta Gabriel Martins, que assina o premiado "No Coração do Mundo", com a produtora Filmes de Plástico. Ainda em 2020, será lançada também "Quando Amanhecer", com clipe de Ana Carolina Soares, diretora de “Estado Itinerante”.

O Djalma é formado por Drica Mitre nos vocais, Carlos Bolívia nas guitarras e outras cordas, André Albernaz no teclado, Carol Abreu na percussão, Terêncio de Oliveira no baixo e Fernando "Feijão" Monteiro na bateria.

Criado em 2011, lançaou, três anos depois, seu primeiro registro fonográfico, o EP da DP, com cinco faixas.  O álbum “Apesar da Crise” foi lançado no fim de 2016, graças a uma campanha de financiamento coletivo. Djalma se apresentou em eventos como o Festival Permanente de Bandas e a Virada Cultural de Belo Horizonte, em 2016 e, no ano seguinte, foi selecionado para se apresentar na Mostra Música Mundo, uma importante feira internacional de música realizada na cidade.

 Em 2017, foi selecionado para o Projeto “Nívea Viva Jor Ben Jor”, com a gravação de um videoclipe para abertura do show de Jorge Ben na Praça da Estação. A banda é também destaque no carnaval, com shows nos Jogos de Verão da Skol (2016), Trio Chacoalha (2017), e no Palco Oficial da Prefeitura, em 2018.

Lançamento do single e clipe “Falo” - Djalma Não Entende de Política

Sexta-feira (16)

Assista no Youtube: https://youtu.be/U1BiKb3NYaI

Pré-salve nas demais plataformas digitais: https://ps.onerpm.com/6547693408?_ga=2.22776251.1869740522.1600946768-1204571594.1597053776