Representatividade

Barbie de hijab: artista nigeriana cria roupas muçulmanas para bonecas

Com mais de 60 mil seguidores, o perfil também presta homenagem a muçulmanas relevantes para a história

Por O TEMPO
Publicado em 15 de agosto de 2023 | 12:51
 
 
 
normal

A artista nigeriana, Haneefah Adam, trouxe de volta ao mercado as prĂłprias versĂ”es adornadas das bonecas Barbie com hijabs, sĂ­mbolo de representatividade para a cultura muçulmana. 

A artista estĂĄ por trĂĄs da popular conta "@hijarbie" no Instagram, havia desativado a pĂĄgina hĂĄ seis anos para se dedicar Ă  famĂ­lia e retomou as publicaçÔes, aproveitando o boom causado pelo  filme Barbie, que traz Margot Robbie interpretando a boneca da Mattel

“A Barbie criou um novo fenĂŽmeno, celebrando a feminilidade, a independĂȘncia e o poder feminino", relatou Haneefah ao The Guardian. 

Com mais de 60 mil seguidores, o perfil também presta homenagem a muçulmanas relevantes para a história. Entre elas, estå Rayouf Alhumedhi, responsåvel por criar o emoji de uma mulher com véu, presentes em mensagens virtuais no WhatsApp.

Nas redes sociais, o pĂșblico pode conferir fotos divertidas das bonecas no dia a dia. No repertĂłrio, por exemplo, estĂŁo um dia de esqui na neve e atĂ© um passeio na famosa ponte de Brooklyn, em Nova York, nos Estados Unidos.

Além das fotos, Haneefah também comercializa suas criaçÔes no site oficial da Hijarbie. Por lå, looks para as bonecas são vendidos sob encomenda. Vale destacar que cada visual é feito à mão, não incluindo a boneca na compra.

NotĂ­cias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsĂĄvel e que vocĂȘ pode confiar. Fique bem informado!