Competição

Brasileiros conquistam o bronze em mundial de karaokê com clássico de Alcione

Dueto brasileiro disputou com outras 22 duplas de mais de 20 países

Por Alex Bessas
Publicado em 13 de novembro de 2023 | 14:36
 
 
 
normal

Informalmente, a música “Não deixe o samba morrer”, gravada por Alcione em 1975, já era considerada um dos grandes hinos dos karaokês brasileiros. Título que, agora, é reforçado e quase oficializado. Afinal, essa canção fez parte do repertório que garantiu a Sara Braz e Filipe Anacleto a conquista do terceiro lugar no Karaokê World Championship (KWC) Panamá 2023, na categoria duetos. Essa foi a primeira vez que o Brasil subiu ao pódio na competição, considerada a maior da modalidade para cantores não profissionais.

O dueto brasileiro disputou com outras 22 duplas de mais de 20 países, e levou o título inédito para o Brasil. Na final, eles cantaram “Rewrite the Star”, do filme “The Greatest Showman”. Antes, nas fases classificatórias, eles apresentaram “Oceans (Where Feet May Fail)”, da banda Hillsong United, e “Não Deixe o Samba Morrer”, composição de Edson Conceição e Aloisio Silva Araújo eternizada na voz da Marrom.

O KWC é promovido pela Singa e já foi realizado em mais de 30 países. A final mundial aconteceu na Cidade do Panamá, capital do Panamá, entre os dias 9 e 12 de novembro. O evento reuniu os melhores cantores de karaokê do mundo, que foram selecionados em etapas nacionais.

Sara e Filipe também competiram na categoria solo, mas não passaram das semifinais. Eles figuraram entre os 22 melhores cantores de karaokê do mundo, representando muito bem o Brasil. Na categoria solo, os campeões foram Ellie Butler, do Reino Unido, Rafaela Joy Berso, das Filipinas, e Zarina, do Cazaquistão. Na categoria duetos, os vencedores foram Luis Villanueva e Diego Mendoza Martínez, do México, e Abdiel Josué Castillo e Ericka Rodríguez, do Panamá.

Em julho, O TEMPO foi às ruas de Belo Horizonte para entender o fenômeno dos karaokês e dos videokês, que atrai comunidades de frequentadores, fazendo de bares com esta proposta um lugar de encontro e descontração. Além disso, a reportagem buscou compreender como essa paixão nacional se mistura ao ofício da música, atraindo não só cantores amadores como também músicos profissionais.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!