LGBTQIAPN+

Brunch de Drags, em BH, é um convite aos sabores, à diversidade e à diversão

Evento Bitch Brunch une gastronomia, glamour e performances incríveis no Espaço Yanã

Por Thalita Martins
Publicado em 14 de dezembro de 2023 | 15:15
 
 
 
normal

Se você adora eventos LGBTQIAPN+, mas anda sem ânimo para badalar a vida noturna, um novo formato vai te ajudar a se divertir em Belo Horizonte. A capital mineira está prestes a ser palco de um evento “babadeiro” que promete agitar a cena da diversidade no próximo domingo, 17 de dezembro – com muito glamour, mas também muito conforto. 

O Bitch Brunch chega com a proposta de unir o requinte do brunch, que conquistou a capital mineira nos fins de semana, às performances extravagantes e cheias de brilho das drags locais – que ganharam uma motivação extra neste ano com o sucesso estrondoso da versão brasileira de RuPaul’s Drag Race. O local escolhido para esse espetáculo de diversidade é o charmoso Espaço Yanã, situado no bairro Floresta, na região Leste da cidade.

O formato não é exatamente uma novidade. No mundo e mesmo no Brasil, eventos do tipo têm se popularizado como uma alternativa para ampliar o acesso do público a essa forma de arte e entretenimento. Em Belo Horizonte, a mente por trás dessa fusão de sabores e arte é a drag Roque Horror, não apenas a idealizadora do evento, mas também uma das atrações do line-up. Roque Horror, ou Antônio Roque, cuja persona é a própria expressão da autenticidade, compartilha a visão de que o Bitch Brunch vai muito além do entretenimento. 

“A cidade precisava de um evento para o millenial LGBTQIAPN+. Na nossa idade, ninguém tem joelho mais pra assistir a um show de pé”, brinca Roque. Mas, deboche à parte, a drag garante que o evento é uma oportunidade única para apreciar a arte drag. “É um evento que celebra não só a diversidade da comunidade LGBTQIAPN+, mas também as múltiplas formas de expressão humana. Não é um evento de drag queens; vai ter drag queen, king e queer; vai ter pessoa não binária; vai ter as mulheres do Yanã; vai ter o público. É uma verdadeira celebração da individualidade e comunidade, e à luz do dia”, ressalta Roque Horror.

Ao lado de Roque Horror, Maladeza, Lillia Azul e Gaia Void, demais artistas que vão performar no evento, outra drag que promete brilhar no Bitch Brunch é Polaris, uma das participantes do espetáculo. Polaris destaca a importância do evento como uma vitrine para a arte drag na cidade: “Eventos como esse são cruciais para mostrar que a arte drag não é apenas sobre glamour e brilho, mas também sobre inclusão e representatividade. Estamos quebrando barreiras e deixando nossa marca na cena cultural de Belo Horizonte”. 

Polaris, que se autodenomina como “homossexualien glamdrógino”, promete uma performance eletrizante e efervescente, brindando a música brasileira. “As pessoas muitas vezes esperam que as drags brasileiras sejam uma cópia com menos qualidade daquelas feitas no exterior, mas o Brasil tem sua própria cultura drag, tem suas próprias técnicas, sua própria maquiagem, suas próprias músicas e formas de interpretar. E nós vamos mostrar isso”, garante.

Espaço seguro

O Bitch Brunch não é apenas uma experiência gastronômica inusitada, mas também um catalisador de inclusão. O Yanã, segundo Antônio Roque, é mais do que um espaço para eventos com um cardápio recheado de delícias da culinária mineira e “bons drinks” autorais – é um local seguro para todos. “É um espaço que as pessoas podem ter certeza de que serão acolhidas. É para a família, é para os casais, é para os amigos”, afirma Roque, reforçando o compromisso do local com a diversidade e o acolhimento. Roque ainda frisa não há oposição entre a cultura drag e a trivialidade do brunch: “Drag também é tradição”. 

Com ingressos disponíveis no site da Sympla, o Bitch Brunch se apresenta como uma oportunidade única para os belo-horizontinos mergulharem no universo vibrante da arte drag, ao mesmo tempo em que desfrutam de uma experiência gastronômica que transcende os limites do convencional. Este evento promete ser mais do que uma simples celebração; é uma afirmação de que a diversidade, a arte e o sabor podem coexistir em perfeita harmonia, transformando Belo Horizonte em um cenário efervescente de criatividade e inclusão.

Serviço
O quê. Drag Brunch
Quando. Domingo, 17 de dezembro, a partir das 13h (abertura da casa às 12h)
Onde. Espaço Yanã (av. Francisco Sales, 127 - Floresta, Belo Horizonte)
Quanto. A partir de R$ 30 pelo Sympla

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!