O novo álbum do cantor e compositor João Bosco, “Abricó-de-Macaco” (Som Livre/MPB Discos) chega nesta sexta-feira (15) às plataformas digitais. Mas, nesta quarta (13), o Canal Brasil dá um aperitivo e exibe, às 18h, no programa “Faixa Musical”, o DVD do disco, produzido em parceria com o canal de TV por assinatura e dirigido por Fernando Young. A atração será reprisada na quinta e na sexta, também às 18h.
“Abricó-de-Macaco”, nome de uma árove originária da Amazônia, tem 16 faixas, duas delas inéditas – o samba que dá nome ao álbum e "Horda", duas parcerias de João e seu filho, Francisco Bosco. O disco seria lançado em meados de abril, mas a preocupação com Aldir Blanc, que acabou vítima da Covid-19, fez com que João adiasse o projeto. Muito abalado com a morte do amigo, o compositor não deu entrevistas desde que Aldir foi internado, ainda em abril. Da safra da dupla, "Abricó-de-Macaco" tem releituras de "Profissionalismo é isso aí", "Transversal do tempo" e "Nação".
O disco, em formato físico, está previsto para ser lançado no dia 22. Além de celebrar a música brasileira no repertório, que apresenta releituras com novos arranjos, João Bosco também abre espaço para o blues e o jazz, como em "My Favorite Things" e "Blue in Green". "Forró em Limoeiro", "Terreiro de Jesus", "Holofotes" e "Cabeça de Nego" são outras canções que compõem "Abricó-de-Macaco".