A atriz Aracy Balabanian morreu nesta segunda-feira, 7 de agosto, aos 83 anos. Ela estava sob cuidados médicos na Clínica São Vicente, localizada na região sul do Rio de Janeiro, mais precisamente na Gávea. Sua batalha contra um câncer de pulmão, diagnosticado em outubro, era o foco de sua luta durante esse período.

Nascida em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Aracy Balabanian  estreou na Globo em 1972 na novela 'O Primeiro Amor'. E, não é vista em um trabalho inédito na TV desde o especial Juntos a Magia Acontece (2019), exibido na programação de fim de ano da Globo.

Em mais de meio século de carreira, a atriz interpretou a inúmeros personagens marcantes na televisão brasileira e aqui reunimos os principais deles:

Elas por elas (1982)

Aracy Balabanian em Elas por Elas (1982)

Aracy Balabanian integrou o elenco da novela "Elas por elas", que ganhará uma reprise no horário das seis na TV Globo, em breve. Na época, ela viveu Helena, uma das sete amigas protagonistas.

Rainha da Sucata (1990)

Aracy Balabanian em Rainha da Sucata

Nessa novela, ela desempenhou o papel de Dona Armênia, a mãe controladora de Rainha da Sucata (1990), de Silvio de Abreu, e levou para as ruas a expressão "na chon". 

O sucesso de dona Armênia e "suas filhinhas" - Gérson (Gerson Brener), Gera (Marcello Novaes) e Gino (Jandir Ferrari), foi tanto que Aracy retornou com a mesma personagem na novela Deus nos Acuda (1992), do mesmo autor.

Sai de Baixo (1996)

Durante seis anos, Aracy fez sucesso como a socialite Cassandra, de "Sai de Baixo", exibido pela Rede Globo, que levou ao Teatro Procópio Ferreira cerca de 500 mil pessoas. Em entrevista ao jornalista Pedro Bial, Aracy Balabanian revelou que pediu para deixar o quadro de comédia. “Eu sofri horrores, porque tinha uma coisa que meu pai me corrigia muito: eu ia contar uma coisa e ria ou chorava antes de concluir. Por isso, eu pedi para o Daniel [Filho] para sair.”, contou.

A Próxima Vítima (1995)

Filomena Ferreto, de A Próxima Vítima

Foi como Filomena Ferreto, de A Próxima Vítima (1995), que Aracy recebeu o Grande Prêmio dos Críticos e o Troféu Imprensa como melhor atriz. 

Da Cor do Pecado (2004)

Em Da Cor do Pecado, de João Emanuel Carneiro e Silvio de Abreu, Aracy deu vida a governanta que criou Paco (Reynaldo Giannechini).

Cheias de Charme (2012)

Aracy Balabanian  em Cheias de Charme

Na trama escrita por Filipe Miguez e Izabel de Oliveira, Aracy Balabanian interpretou Máslova Tilman. 

Outros trabalhos 

aracy balabanian foi Gabriela em vila sésamo (1972 a 1977)

Pelo Brasil, a atriz viajou com a peça Clarice Coração Selvagem, de Maria Lucya Lima. A escritora Clarice Lispector, interpretada por Aracy, é entrevistada em seu escritório por dois jovens, vividos pelos atores Marcelo Escorel e Laura Arantes. Além desses recentes trabalhos, a artista ficou conhecida nos anos 70 com a personagem Gabriela, do infantil Vila Sésamo.