WEB

Documentário resgata a história da Capela Imaculada Conceição, em Contagem

Vídeo já está disponível na rede YouTube e foi idealizado pela Associação Move Cultura

Por Felipe Pedrosa
Publicado em 08 de abril de 2020 | 20:13
 
 
 
normal

Resgatando o passado de Contagem, um dos maiores municípios metropolitanos de Minas Gerais, a Associação Move Cultura, localizada no bairro Eldorado, acaba de lançar nas plataformas digitais a segunda parte do documentário "Contagem do Tempo: Histórias e Memórias de Uma Cidade”. No novo episódio, a Capela Imaculada Conceição é a personagem principal.

Construída pela população entre 1939 e 1943, a Capela Imaculada Conceição tem traços da arquitetura neogótica e conta com pinturas emblemáticas em sua nave, retratando as aparições de Nossa Senhora Aparecida e Nossa Senhora de Fátima, e com vitrais italianos, que reconstroem a vida de Jesus Cristo. O imóvel, a propósito, é tombado desde 14 de abril de 2000.

“Nesse capítulo, mostramos a importância do patrimônio material religioso. Uma das heranças da chamada colonização portuguesa é o cristianismo e, em Contagem, assim como em todo o Brasil, as igrejas guardam muito desse período histórico”, diz Rafael Aquino, coordenador do documentário e cientista político.

Confira a segunda parte do documentário:

O primeiro episódio do documentário “Contagem do Tempo: Histórias e Memórias de Uma Cidade” teve como tema a Casa de Cacos, um projeto arquitetônico fantástico idealizado por Carlos Luís de Almeida, entre 1963 e 1989, e localizado no bairro Bernardo Monteiro. O vídeo também está disponível no YouTube (veja aqui)

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!