Uma rua do bairro Cidade Nova, na região Nordeste de Belo Horizonte, vai se transformar em um palco de experimentações visuais e sonoras neste sábado, 20 de janeiro. É a segunda edição da Festa de publicações do faísca lab, um encontro que reúne artistas, microeditoras e amantes da arte impressa, como zines, livros de artista, cartazes e publicações independentes.
O evento, que acontece das 16h às 22h, na rua Dr. Júlio Otaviano Ferreira, em frente ao número 421, sede do faísca lab, tem entrada gratuita e conta com uma programação variada, que inclui performances, feira, video mapping, impressão ao vivo, lançamentos de zines, praça de alimentação e espaço das crianças. A iniciativa busca promover a arte impressa e a cultura independente, criando novas formas de conexão com as pessoas que fazem e as que se interessam por esse universo.
Um dos destaques da festa é a comemoração de 10 anos do Traço – música e desenhos ao vivo, um projeto que une artistas visuais e músicos em apresentações improvisadas e sincronizadas, com trabalhos visuais sendo feitos ao vivo e projetados em telão. Para celebrar a data, o Traço terá duas sessões inéditas. A primeira reúne o show de Matéria Prima com Cizco DJ e a performance do quadrinista, editor e pesquisador Ciço C. A segunda combina a apresentação ao vivo do artista visual erre erre, criador da fera miúda edições, ao show de estreia da Banda da Casa, iniciativa experimental de Miguel Javaral e Preto Matheus, que estarão acompanhados, no Traço, do percussionista Carlos Felipe.
Outro atrativo é a feira de arte impressa, que reúne 27 projetos de diferentes estados do Brasil, como Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul, Distrito Federal e Mato Grosso do Sul. A feira apresenta uma diversidade de publicações e cartazes, além de lançar nove zines de diferentes autores, impressos pelo faísca lab.
Entre os convidados especiais da festa estão o artista intermídia Ricardo Aleixo, que realiza uma performance gráfica inédita, e o videoartista, designer e arquiteto tttttuto, que faz uma instalação de video mapping na fachada do prédio que abriga o faísca lab.
As primeiras pessoas que chegarem na festa também poderão levar para casa um cartaz exclusivo, com o mapa do bairro Cidade Nova ilustrado pelo quadrinista Jão, que também expõe seus processos como artista-impressor na mostra A Dimensão Gráfica.
SERVIÇO:
O quê. Festa de publicações do faísca lab
Quando. Neste sábado (20), das 16h às 22h
Onde. Rua Doutor Júlio Otaviano Ferreira, em frente ao número 421, Cidade Nova.
Quanto. Acesso gratuito e classificação livre. Praça de Alimentação e Espaço das Crianças ao longo de todo o evento.