Em tempos de coronavírus, artistas têm precisado de criatividade para driblar as dificuldades. Em um cenário que exige o distanciamento entre as pessoas, as redes sociais têm sido uma grande aliada na divulgação e manutenção da produção artística. É neste ambiente, mais especificamente no Instagram, que 48 artistas, a maioria mineiros, se reúne para apresentações especiais. A inciativa faz parte do "Festival Solitude", que acontece a partir desta terça-feira (24) e vai até a próxima semana, no dia 31 de março.
O festival foi uma ideia da produtora Erika Ziller e do jornalista Rodrigo James, do site Esquema Novo, com o apoio d’A Autêntica, Quente, Fernanda Azevedo, João Paulo Pesce e Roger Deff. “Fizemos uma lista de artistas independentemente de gênero e de proposta musical. A gente queria que fosse um festival plural”, conta Rodrigo James. No line-up há espaço para o rock, o rap, a MPB e até mesmo a música eletrônica.
O jornalista explica que a inciativa é um projeto horizontal, feito do trabalho conjunto de produtores e artistas. “Ninguém é chefe de ningém, é um esforço de pessoas que estão em casa”, pontua.
Quem abre a programação é a cantora e compositora Érika Machado, às 20h. No formato proposto pelo projeto, serão seis apresentações diárias, com duração de 25 minutos cada e feitas a partir do Instagram de cada artista. Além de Érika, que se apresenta diretamente de Portugal, Luiza Brina, Bernardo Bauer, Arthur Melo, Mordomo, João Vitor Rocha e Max Teixeira (Dom Pepo) se apresentam nesta terça.
Roger Deff, um dos apoiadores da iniciativa, destaca a importância do festival. “A arte é extremamente necessária nesse momento em que a gente as pessoas tendem a ficar em casa. O Solitude é uma forma de fortalecer a cultura, de tornar a arte a acessível ao público e, ao mesmo tempo, de chamar a atenção para um problema que é o coronavírus”, afirma.
Com apresentação marcada para a próxima segunda-feira (30), o rapper mineiro prepara um repertório com músicas de diferentes fases de sua carreira, incluindo o disco solo “Etonografia Suburbana”, lançado em maio do ano passado. “Devo trazer também algumas músicas que não estão no disco, que foram lançadas anteriormente como single, e algo do Julgamento”, adianta.
Além de Deff, o festival conta com a participação de nomes como Flávio Renegado, Marcelo Tofani e Marina Sena, Nath Rodrigues, Momo, Luiza Brina, Mordomo, Julia Branco, Luiz Rocha, Thiago Delegado, Josi Lopes, Elisa de Sena, Leo Marques e Pedro Morais.
Bate-papo
Além das apresentações, a iniciativa também conta com entrevistas descontraídas com artistas que fazem parte do line-up. A primeira delas, acontece hoje, às 15h, no Instagram do Festival Solitude, e conta com a participação de Rodrigo James e Arthur Melo.
SERVIÇO
Festival Solitude
Quando: 24 a 31 de março, das 20h às 23h
Acompanhe a programação pelo Instagram @festivalsolitude
Os shows serão transmitidos pelos perfis dos artistas