Novidade

Fundação Clóvis Salgado completa 50 anos e lança nova identidade visual

Marca já pode ser vista no site e nas redes sociais da instituição; cinquentenário foi celebrado por autoridades e artistas nesta quarta-feira (10)

Por Bruno Mateus
Publicado em 10 de junho de 2020 | 17:22
 
 
 
normal

Nesta quarta-feira (10), data em que a Fundação Clóvis Salgado (FCS) completa exatos 50 anos, a instituição divulgou sua nova identidade visual, criada para celebrar o aniversário de um dos espaços culturais mais importantes do país. A logomarca, elaborada pela Greco Design, foi inspirada na fachada do prédio do Palácio das Artes e já pode ser vista nos perfis da FCS nas redes sociais. Variações com o número 50 também compõem a nova marca, que também será usada em 2021, quando o Palácio das Artes chega ao seu cinquentenário.

Segundo o fundador e diretor de criação da Greco Design, Gustavo Greco, a proposta de um local que contempla a diversidade cultural e suas diferentes manifestações artísticas ajudou a pensar a nova identidade: “Para a criação da marca era fundamental que entendêssemos a vocação da Fundação Clóvis Salgado: espaço público, para o público. Além disso, as diversas artes que ela representa e apresenta exigiam uma marca que pudesse ser aplicada de maneira flexível sem perder a cadência”.

Além do Palácio das Artes, a Fundação Clóvis Salgado também é responsável pela gestão da Serraria Souza Pinto e da CâmeraSete - Casa da Fotografia de Minas Gerais. As assinaturas desses espaços culturais também ganhou novos modelos. A FCS ainda mantém, sob sua gerência, três corpos artísticos: a Cia. de Dança Palácio das Artes, o Coral Lírico de Minas Gerais e a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, e também realiza a gestão do Centro de Formação Artística e Tecnológica (Cefart).

Celebração

Por conta da pandemia do novo coronavírus, que fechou teatros e centros culturais de todo o país, os 50 anos da Fundação CLóvis Salgado estão sendo lembrados nas redes sociais, com mensagens de autoridades e artistas. “Nesta data tão importante, meus aplausos vão para cantores, músicos, maestros, bailarinos, atores, poetas, artistas, profissionais que atuam nos bastidores e o respeitável público, personagens dessa linda história da Fundação Clóvis Salgado, que hoje celebra 50 anos de vida e muita cultura. (...) Que passada essa pandemia, a Fundação Clóvis Salgado e o Palácio das Artes voltem a ter os momentos de glória e encantamento”, diz o texto do governador de Minas Gerais, Romeu Zema. O vice-governador do Estado, Paulo Brant, e o secretário de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira, também participaram das congratulações.

A cantora e compositora Fernanda Takai, vocalista do Pato Fu, gravou um vídeo, publicado no Instagram da instituição, em homenagem às cinco décadas de história da casa: “Venho aqui em meu nome e em nome do Pato Fu deixar os parabéns por 50 anos produzindo e incentivando a arte em todas as duas formas. Por favor, mais 50 anos”.

Em texto publicado no site da Fundação Clóvis Salgado sob o título “Referência cultural no Brasil e na América Latina”, a presidente da instituição, Eliane Parreiras, destacou a importância do espaço e sua trajetória: “Equilibrando tradição e contemporaneidade, a FCS possui uma equipe engajada e apaixonada, sempre norteada pelos conceitos e diretrizes da ampliação do acesso à cultura e aos seus meios de produção, da diversidade cultural, da memória, da transversalidade e da inovação”.

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Artes visuais, cinema, dança, formação em artes, literatura, música erudita e popular, ópera, teatro, cursos e seminários são algumas das possibilidades de fruição incorporadas e reconhecidas na essência da Fundação Clóvis Salgado. Ao completar 50 anos, comemorados hoje, impossível não lembrar da contribuição de cada maestro, diretores, artistas, curadores, produtores, gestores, pesquisadores, professores, servidores administrativos e estudantes que por aqui passaram, deixando recordações e muita, muita emoção. E é exatamente a emoção, presente em todos os espaços da FCS, que une o público intenso e diversificado à instituição, que tem a nobre missão de contribuir para a democratização do acesso à cultura e que está carinhosamente no coração de cada mineiro e brasileiro. Nessa longa caminhada, tornou-se referência ao acolher a diversidade cultural do Brasil e de outros lugares do mundo. Com seus Corpos Artísticos – Cia. de Dança Palácio das Artes, Coral Lírico de Minas Gerais e Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, cria e produz concertos, óperas, espetáculos de dança contemporânea e apresentações conjuntas. Realiza eventos preferencialmente com entrada gratuita ou a preços populares, com o cuidado de sempre garantir uma permanente e qualificada programação artística. Agradecemos o empenho e o carinho de todos que ajudaram a construir essa linda história. Viva a Fundação Clóvis Salgado! #fcs50 #fcs50anos #artesalva #palacioemsuacompanhia #palacioparatodos

Uma publicação compartilhada por Fundação Clóvis Salgado (@fcs.palaciodasartes) em

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!