Três exposições e o lançamento de um livro marcam o início da programação 2020 da galeria DotArt: as vernissages e a sessão de autógrafos acontecem neste sábado (14), a partir das 11h, no espaço artístico, que fica localizado na Savassi. Uma das atrações é a exposição coletiva “7 X Artistas – Novas Pinceladas”, que, como o nome já indica, reúne trabalhos de sete expoentes: Alvaro Seixas, Daniel Lannes Elvis Almeida, Felipe Fernandes, Gilson Rodrigues (que é mineiro), Livia Moura e Maria Fernanda Lucena. “São todos oriundos da mesmo escola artística, no Rio de Janeiro. Temos desenho e pinturas, inclusive em suportes não tradicionais, além de trabalhos em outras plataformas”, conta o curador da empreitada, Efrain Almeida.
Os mesmos artistas são focados no livro homônimo à mostra, que terá distribuição gratuita durante a vernissage. A diferença é que, embora os artistas enfocados no livro sejam os mesmos, as obras que serão vistas na galeria não estão nas páginas do título, pelo fato de essas terem sido criadas após a estruturação da publicação. A organização da obra é de Wilson Lara. Cumpre frisar que alguns dos artistas que estão no livro e na coletiva já tiveram mostras individuais na capital mineira – caso do carioca Elvis Almeida.
Outra mostra que será aberta neste sábado (14), no mesmo local, é a individual “Reinventando Paisagens”, de Laura Villarosa, que apresenta 18 obras inéditas – novamente, a curadoria foi delegada a Efrain Almeida. A artista plástica, que vive e trabalha em Niterói, trata a paisagem em uma abordagem nada usual. Assim, o visitante verá materiais destruídos e reconstruídos em imagens que se modificam a partir da interpretação da artista.
A terceira exposição do espaço é a “7 Etnógrafos”, que lança luz sobre o fazer artístico de Igor Nunes, Reitchel Komch, Vanessa Rocha, Cláudia Lyrio, Ana Tereza Prado Lopes, Katia Politzer e Danielle Cukierman. Aliás, todos estarão presentes na abertura.
“O público vai poder apreciar obras de um grupo de jovens artistas que trabalham com diversos suportes, dos mais tradicionais a outros bem inovadores, operando entre o bidimensional e o tridimensional. Além de pinturas, gravuras e desenhos, temos, por exemplo, o uso de bordados e outras técnicas mais contemporâneas. Eu destacaria o Igor Nunes, que apresenta uma série de pinturas sobre espátulas industriais tradicionais, aquelas que se compra em casas de materiais de construção”, pontua Almeida. Igor trabalha também com o universo do grafite, campo em que atua. Já as obras de Reitchel Komch buscam conexão com a mitologia africana, (o orixá Iroko) e as árvores sagradas. Cláudia Lyrio, por sua vez, transforma visitas a museus de história natural em registros de pássaros.
O QUÊ. Lançamento do livro “7 X Artistas – Novas Pinceladas”, abertura da exposição homônima e das mostras “Reinventando Paisagens” e “7 Etnógrafos”.
ONDE. dotART galeria (rua Bernardo Guimarães, 911, Savassi). Informações: (31) 3261-3910.
QUANDO. Abertura neste sábado, das 11h às 16h (distribuição gratuita do livro). Visitação: até 30 de maio.
Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 10h às 19h, sábados, das 10h às 13h
QUANTO. Entrada gratuita.