Há 30 anos, mais precisamente em 27 de março de 1990, ia ao ar o primeiro capítulo da novela “Pantanal”, um clássico da teledramaturgia levado à telinha pela extinta TV Manchete.
Escrita por Benedito Ruy Barbosa, a história da família de José Leôncio (Paulo Gorgulho, na juventude, e Claudio Marzo) e de Juma Marruá, a mulher que virava onça e fez da atriz Cristiana Oliveira uma celebridade, foi contada num ritmo lento e com uma fotografia belíssima, repleta de imagens aéreas, voos de tuiuiú e muito nascer e pôr do sol. Sob a direção de Jayme Monjardim, pela primeira vez uma novela era praticamente toda gravada em externas, fazendo de sua paisagem um personagem importante da história.
A trama também apostava fundo na sensualidade, com muitos corpos despidos em banhos de rio. Além de Cristiana Oliveira, “Pantanal” foi estrelada por atores como Cláudio Marzo, Paulo Gorgulho, Ingra Liberato, Marcos Palmeira e Marcos Winter. Recusada pela Globo, virou um marco da televisão brasileira na emissora concorrente, ao se tornar sucesso de ibope, de merchandising e de crítica.
Confira o primeiro capítulo.